O pleito de domingo, 7, foi o terceiro organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins somente este ano. Segundo dados do órgão, os resultados foram proclamados às 20h57, com os eleitos à Assembleia, Câmara, Senado e Palácio Araguaia. Na avaliação do TRE, o pleito transcorreu de “forma tranquila”.
A Justiça Eleitoral confirmou o registro de 25 ocorrências policiais, a maioria delas relativas à boca de urna, compra de votos e transporte irregular de eleitores. Todas as ocorrências foram coordenadas pelo Comitê de Segurança Institucional, presidida pelo juiz do TRE Rubem Ribeiro de Carvalho e composta por agentes da Polícia Federal, Exército, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Agência Brasileira de Inteligência.
Abstenções e comparecimento
Dos 1.038.754 eleitores tocantinenses aptos, compareceram às urnas para os votos estaduais 831.214 eleitores (80,02%), esse dado é diferenciado dos computados a nível federal, tendo em vista o voto em trânsito, que acrescentou mais 385 comparecimentos para escolha do cargo de presidente.
Como o eleitor poderia anular ou votar branco em alguns dos cargos em eleição, os números de votos brancos e nulos variam de acordo com cada cargo, conforme pode ser observado aqui. No Tocantins, para o cargo de governador os votos brancos computaram 14.389 (1,73%) e os nulos corresponderam a 112.022 (13,48%).
Majoritária
O governador eleito foi Mauro Carlesse, com 404.484 (57,39%) dos votos válidos. O segundo colocado, Carlos Amastha, obteve 219.842 (31,19%) dos votos válidos. Para as duas vagas ao cargo de senador, os tocantinenses escolheram os candidatos Eduardo Gomes, com 248.358 (19%) e Irajá Abreu, com 214.355 votos (16,8%).
Os resultados foram acompanhados pela Junta Apuradora, composta pelos juízes Agenor Alexandre, presidente, Adelmar Aires Pimenta e Henrique Pereira dos Santos. O relatório da votação será encaminhado para homologação em sessão plenária.
Clique para ver o resultado para: Assembleia | Câmara.
Tabocão
O TRE também realizou neste domingo, 7, o plebiscito em Fortaleza do Tabocão para escolha do novo nome da cidade. Ao todo, 2.086 votos válidos foram contabilizados, sendo 74,83% para o ‘sim’ e 25,17% para o ‘não’, desta forma, por decisão popular a cidade passará a se chamar apenas Tabocão.
Balanço
O presidente do TRE, desembargador Marco Villas Boas, ao final da totalização dos votos, concedeu coletiva à imprensa para fazer um balanço do 1º turno das eleições, enfatizando a importância da participação da imprensa para promover a transparência do pleito. “Agradecemos a presença dos profissionais da imprensa, que foram responsáveis pela divulgação das informações fidedignas”, disse.
Sobre a participação do eleitor nas urnas, Villas Boas avaliou a redução do índice dos votos brancos e nulos, nessas eleições. “Esse resultado demonstra o despertar da comunidade tocantinense, que nessas eleições, na perspectiva de sufragar seu candidato, tentou mudar a realidade política do seu País”, disse.
Ouvidoria
A Ouvidoria Eleitoral registrou mil atendimentos no sábado, 6, e domingo, 7. Somente no dia da eleição foram 900 atendimentos, sendo 582 consultas sobre local de votação, 110 denúncias, 83 informações sobre título eleitoral, 71 sobre justificativa, entre outros.
Neste pleito foram utilizadas 4.872 urnas, desse total, 43 foram substituídas. O primeiro município a totalizar os votos foi Porto Alegre do Tocantins, às 17h21.