Alunos da Escola Apoenan de Abreu Teixeira, em Arraias, farão às 9 horas desta sexta-feira, 30, uma homenagem ao escritor, músico e jornalista Nilo Alves, através de um espetáculo extraído do livro do artista “Fogoió, o Rei da Confusão”.
A montagem do espetáculo faz parte do projeto Divertilê, que já está na 3ª edição e foi idealizado pela professora de língua portuguesa Gleice Freitas.
No projeto, os alunos fazem a leitura das obras literárias e produzem paródias, poemas, teatros, danças, desenhos, escritas, cordéis, cartazes e histórias em quadrinhos unindo o lúdico ao pedagógico. Todas as atividades acontecem no contraturno, sendo um dos nossos objetivos, tirar os alunos das ruas e das situações de vulnerabilidade, trazendo- os para a escola.
A escola
A Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira fica no Setor Buritizinho, em Arraias, e atende alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino. São 106 alunos residentes no próprio setor. Trata-se de bairro periférico onde grande parte dos alunos vivem em condições precárias e estão expostos à drogas lícitas e ilícitas, sem atrativos que oportunizem lazer e cultura.
Conforme a diretora da escola, Analice Pereira dos Santos, dificuldades de leitura e escrita levaram à implementação do projeto Divertilê. Ela contou que a sua idealização surgiu da necessidade de fomentar o interesse dos alunos pela leitura literária, enfocando a importância da proficiência para o bom desenvolvimento durante toda sua vida.