Os eleitores de Sandolândia foram as urnas neste domingo, 9, e elegeram com 1.439 votos (58,9% dos válidos) Radilson Pereira Lima (PSC) no pleito suplementar. O vice será Luciano Barreto (PSB). O social cristão venceu o produtor agropecuário Sérgio Murilo Cavalcanti (SD), o Serginho da Miragem, que ficou com 1.002 votos (41,5%). Compareceram às urnas 82,2% do eleitorado, e a abstenção foi de 17,8%. Ainda foram totalizados 16 votos brancos e 37 nulos.
Presidente da Câmara de Vereadores, Radilson Pereira está à frente do Paço desde a cassação Silvinha Pereira da Silva (PR) e Cláudio Pereira de Paula (PP), eleitos prefeita e vice em 2016, respectivamente. Os dois teriam utilizado recursos de origem não identificada, cerca de R$ 90 mil, sem a devida comprovação legal e, ainda, omitiram o registro de despesas com combustível. Com o social cristão alçado definitivamente ao Paço, José Pedro (PHS) assume cadeira na Casa de Leis, já a presidência do Legislativa ficará com Durval Jorge (SD).
Em breve conversa com o CT, o eleito considerou a campanha “intensa”, já que teve que dividir a agenda de prefeito interino com a de candidato. Radilson Pereira também já decidiu a que será dado “atenção especial” em seu mandato até o fim de 2020: obras paralisadas. O prefeito cita que há construção de creches e casas populares abandonadas. Uma nova sede para o Paço também está nós planos do gestor, que prometeu “governar para todos”.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os candidatos eleitos serão diplomados até o dia 21 de dezembro de 2018 para o mandato até 31 de dezembro de 2020.
Ocorrências
Nas primeiras horas de votação houve aglomeração de fiscais de partidos em duas escolas, o juiz eleitoral da 14ª Zona Eleitoral de Alvorada, Fabiano Gonçalves Marques, convocou os dois candidatos para uma audiência e determinou que se afixasse o número de cinco fiscais e um delegado por local de votação.
Foram lavradas duas ocorrências, sendo uma boca urna e um transporte irregular de eleitores. Neste último caso, a Polícia Militar conduziu o infrator até a delegacia para maiores averiguações. “A eleição transcorreu normalmente, dentro daquilo que é possível. Uma quantidade boa de eleitores compareceu às urnas. Tivemos algumas intercorrências, supostos crimes eleitorais ocorridos, porém, no mais, foi tudo tranquilo”, explicou o juiz eleitoral Fabiano Gonçalves.