O longa “Green Book: O Guia”, que narra a amizade entre um motorista racista ítalo-americano e um músico negro, venceu nesse domingo, 24, o prêmio de melhor filme na edição 2019 do Oscar, em cerimônia realizada em Los Angeles.
A obra de Peter Farrelly também faturou as categorias de melhor roteiro original e melhor ator coadjuvante, com Mahershala Ali. “Green Book”, de certa forma, venceu a briga com “Infiltrado na Klan” entre os filmes que abordam o tema do racismo.
O longa de Spike Lee acabou vencedor apenas na disputa de melhor roteiro adaptado. Lee até virou de costas para o palco durante o discurso dos produtores de “Green Book”, que é alvo de críticas por parte de ativistas afro-americanos nos Estados Unidos O filme com mais prêmios na noite, no entanto, foi “Bohemian Rhapsody”. A saga de Freddie Mercury ficou com as estatuetas de melhor ator, com Rami Malek, melhor edição, melhor mixagem de som e melhor edição de som.
“Ter isso na minha mão direita está além das minhas expectativas e provavelmente também da minha família”, disse Malek. Olivia Colman, protagonista de “A Favorita”, foi escolhida como melhor atriz, enquanto Regina King, de “Se a Rua Beale Falasse”, ficou com o prêmio de melhor atriz coadjuvante.
A cantora Lady Gaga, que concorria à estatueta de melhor atriz, garantiu a de melhor canção original, por “Shallow”, de “Nasce uma Estrela”, interpretada por ela no palco do Oscar ao lado de Bradley Cooper. “Se você tem um sonho, lute por ele”, disse a estrela, que não conseguiu conter as lágrimas.
“Homem-Aranha no Aranhaverso”, que tem entre seus desenhistas a italiana Sara Pichelli, venceu como melhor animação. Confira abaixo todos os vencedores, em lista que inclui sete negros e 15 mulheres, maiores números da história da premiação:
Filme: Green Book: O Guia
Atriz: Olivia Colman (A Favorita)
Ator: Rami Malek (Bohemian Rhapsody)
Atriz coadjuvante: Regina King (Se a Rua Beale Falasse)
Ator coadjuvante: Mahershala Ali (Green Book) Diretor: Alfonso Cuarón (Roma)
Roteiro original: Green Book
Roteiro adaptado: Infiltrado na Klan
Edição: Bohemian Rhapsody
Fotografia: Roma
Filme estrangeiro: Roma
Animação: Homem-Aranha no Aranhaverso
Canção original: “Shallow” (Nasce uma Estrela)
Figurino: Pantera Negra
Curta-metragem: Skin
Edição de som: Bohemian Rhapsody
Mixagem de som: Bohemian Rhapsody
Curta de animação: Bao
Direção de arte: Pantera Negra
Efeitos visuais: O Primeiro Homem
Maquiagem: Vice
Documentário: Free Solo
Documentário curta-metragem: Absorvendo o Tabu