O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, admitiu que seu papel na pasta “já foi cumprido” e que está disposto a disputar a Presidência do Brasil.
“Acho que a etapa como ministro da Fazenda é uma etapa cumprida. Estamos agora contemplando essa nova etapa de uma possível candidatura à Presidência”, declarou à rádio Itatiaia. Posteriormente, em entrevista à rádio CBN, o ministro disse que seu histórico político dá condições de “postular uma candidatura” e que “não há dúvidas” de que ele está pensando nisso.
Mas sua candidatura depende de alguns fatores, como a receptividade do eleitor e as dificuldades de estabelecer ligações com outros partidos. Além disso, para concorrer ao cargo, teria de renunciar de suas funções como ministro até 7 de abril.
Caso dispute, possivelmente enfrentaria com o presidente Michel Temer, do MDB. Outros nomes cotados são Rodrigo Maia, do DEM, Geraldo Alckmin e João Dória, do PSDB; Lula, do PT; e Jair Bolsonaro, do PSL. Pela última pesquisa eleitoral, tanto Meirelles quanto Maia e Temer aparecem com 1% de intenção de voto.