Quatro anos após a realização do concurso da Polícia Civil, o governo do Estado ainda não fez a convocação de 156 remanescentes e sequer apresentou cronograma definitivo. Diante da situação, a comissão de aprovados no certame prepara nesta segunda-feira, 26, às 11 horas, um protesto em frente à Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Segundo a assessoria do grupo, os aprovados levarão bolo de aniversário e cantarão parabéns em ironia à administração pública. Os manifestantes também irão fazer panfletagem na porta da secretaria e depois vão se dirigir à Assembleia Legislativa, também em ato de protesto.
Concurso
O concurso da Polícia Civil foi realizado em 2014 e até o momento, segundo a comissão dos aprovados, ainda restam 156 remanescentes para serem nomeados, sendo 37 para o cargo de perito criminal, 78 para o cargo de escrivão e 41 para delegado de polícia. O certame previa o preenchimento imediato de 397 vagas para esses cargos e o restante para cadastro reserva.
Com a não convocação de todos os aprovados aptos a tomarem posse e devidamente formados pela Academia de Polícia, o concurso se arrasta por quatro anos com nomeações parceladas por parte do governo estadual e sem a publicação de nenhum cronograma que defina quando elas irão acontecer, deixando os candidatos a mercê da boa vontade da administração pública.
Ao todo, em torno de 16 mil candidatos fizeram as provas da primeira fase. Já a segunda etapa foi realizada no segundo semestre de 2016, com o curso de formação, o que deu continuidade ao certame, que estava paralisado desde o final do ano de sua realização.