Quanto mais estudo, quanto mais conheço novas metodologias e terapias integrativas, quanto mais me aprofundo em inteligência emocional e na física quântica, aumenta em mim a certeza que todos os problemas e soluções estão dentro de nós. Que as mudanças que precisamos fazer para sermos mais felizes, são de dentro para fora e que a nossa atenção tem que estar voltada para o nosso interior. Aceitar e internalizar que somos responsáveis por tudo que acontece na nossa vida, nos dá coragem, determinação, resiliência e disciplina para reprogramarmos aquilo que queremos e descobrirmos o grande poder que existe dentro de nós para criar uma vida abundante de sucesso e realização pessoal e profissional.
Não podemos controlar os mares e os ventos, as correntezas e as tempestades. Mas podemos ajustar as velas e o leme do nosso barco na direção que queremos. Decidirmos porque, quando e onde e, principalmente, como navegar. Utilizar as variáveis a nosso favor e fazer a nossa viagem tão prazeirosa, quanto a chegada ao nosso destino.
[bs-quote quote=”Você é o único responsável pela vida que tem levado. Você está onde se colocou. Não foi o destino, nem as pessoas ou circunstâncias” style=”default” align=”right” author_name=”NILMAR RUIZ” author_job=”É escritora e palestrante” author_avatar=”https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2018/12/NilmarRuiz60.jpg”][/bs-quote]
Por que muitas vezes a vida é um eterno recomeçar?
Por que, apesar de todo o esforço e dedicação, quando se está perto da conquista, vai tudo por água abaixo? Por que é tão difícil terminar o que se começa?
Porque as coisas não dão certo? Porque não se consegue atingir os objetivos? Por que se sonha e se planeja tanto e as coisas não acontecem? Por que?
Será que não estamos colocando a culpa dos nossos fracassos nas outras pessoas? No marido? Na esposa? Nos filhos? Nos parentes? Nos colegas de trabalho? No chefe? Na falta de dinheiro? Na situação econômica do país? Nos governos? No que não podemos controlar, como os mares e os ventos, as correntezas e as tempestades? Lembra? Só podemos ajustar as velas e o leme do nosso barco.
O bom é que se somos nós que conduzimos o nosso barco, a nossa vida, como condutores podemos mudar a direção e chegar aonde quisermos e no momento que queremos. As transformações acontecem quando mudamos os nossos comportamentos, ações e atitudes.
A neurociência mostra que a mente humana é programada através dos nossos sentidos, e que pensamentos e emoções são formados pelas experiências que vivenciamos. Mas que a plasticidade do nosso cérebro permite que novos comportamentos possam ser aprendidos e que o desenvolvimento humano é um ato contínuo. Nada é imutável e podemos reprogramar a nossa vida através da nossa vontade.
Como a sua vida está agora? Conhecer o próprio estado atual de cada área da sua vida é o início da mudança. Como se sente agora? A capacidade de se conectar consigo mesmo, manifestando o melhor de si, é fundamental. O que você quer? Onde você quer chegar? Precisa-se saber onde está e onde se quer chegar, para se traçar a rota, o caminho. E ter total convicção de que as escolhas e os resultados são responsabilidade exclusivamente sua. Você é o único responsável pela vida que tem levado. Você está onde se colocou. Não foi o destino, nem as pessoas ou circunstâncias. Tudo é mérito seu, o que você considera positivo ou negativo, resultado das suas decisões e ações, conscientes ou inconscientes.
O bom disso, é que você é o ÚNICO, que pode mudar a sua vida. E como diz Augusto Cury, reescrever a sua história.
“Loucura é continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultados diferentes”, ensinou Einstein.
Tudo, absolutamente tudo, é resultado dos nossos pensamentos, emoções e comportamentos. Portanto, manter a alegria e ser pró ativo, não esperar as oportunidades aparecerem, mas perceber as infinitas possibilidades. Vigiar os nossos pensamentos e palavras, evitando julgar e criticar, emitindo sugestões construtivas e edificantes. Ter gratidão por tudo que conquistar e receber, fé em Deus e esperança no porvir. Viver em paz consigo mesmo, alinhando o corpo, a mente e o campo energético. Viver em paz com os outros e com a natureza. Praticar a unidade na diversidade e o amor incondicional, são atitudes que se incorporadas no nosso modo de ser e de agir, mudam a realidade para muito melhor.
Adotar novos procedimentos em várias dimensões é um grande desafio. Os “escorregões”, acontecem, mas há sempre a chance de recomeçar. Porém cada conquista, cada passo na direção do objetivo que queremos atingir, nos dá uma enorme sensação de domínio sobre nós mesmos e sobre a nossa vida.
A felicidade só depende de nós.
NILMAR GAVINO RUIZ
É professora, ex-secretária da educação, ex-prefeita de Palmas e ex-deputada federal. É co-autora da ARH – Auto Reprogramação Humana – e palestrante.
nilruiz@uol.com.br