O pré-candidato a governador pelo Rede Sustentabilidade, Marlon Reis, disse em Pedro Afonso na sexta-feira, 19, que seu projeto “não é obter um mandato”, mas “redefinir a história política do Tocantins”. Pedroafonsino de nascimento, o ex-juiz do Maranhão, agora advogado e um dos principais idealizadores da Lei da Ficha Limpa chegou ao Estado como eleitor no segundo semestre do ano passado, quando transferiu seu título para Palmas.
Ele disse que se dedicará ao Estado “para retirá-lo do jugo do coronelismo”. “Não arredarei pé desse projeto. Nem a oferta de vantagens nem ameaças de qualquer gênero me tirarão da disputa. Só o povo decidirá se devo ser governador ou não”, avisou.
Marlon rechaçou a hipótese de negociar aliança com outros grupos políticos que implique mudança no seu projeto que conquistar o Palácio Araguaia. Nos bastidores se comenta, por exemplo, a possibilidade de ele vir a ser um dos candidatos a senador do pré-candidato a governador e prefeito licenciado da Capital, Carlos Amastha (PSB).
Marlon, que é também o porta-voz estadual da Rede Sustentabilidade, afirmou que seu partido está “coeso e firme” no propósito da sua candidatura.
As declarações foram feitas durante a abertura do projeto “Diálogos pelo Tocantins”, ciclo de eventos que serão realizados em todas as cidades do Estado até outubro para ouvir a sociedade e apresentar ideias sobre gestão pública e desenvolvimento sustentável.
Diversos líderes sociais e políticos se manifestaram a favor da pré-candidatura de Márlon Reis. O presidente da Cooperativa Agropecuária do Tocantins, Ricardo Khouri, foi um dos que declararam seu apoio ao ex-magistrado, afirmando que a pré-candidatura preenche todos os requisitos de integridade e competência. O ex-comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins e pré-candidato a deputado estadual, coronel Luiz Claudio Benicio, ressaltou a importância política e histórica de Pedro Afonso, afirmando que chegou a hora de a região disponibilizar os nomes dos seus filhos para contribuir para a política do estado. Também prestigiaram o evento o prefeito de Pedro Afonso e presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Jairo Mariano, e os vereadores Joílson e Gislayson Lacerda. (Com informações da Ascom)