As dores de cabeça da BRK Ambiental continuam aumentando. O deputado federal Célio Moura (PT) aprovou na manhã desta quarta-feira, 26, requerimento de audiência pública conjunta para discutir os preços praticados pela empresa. A audiência será das Comissões de Defesa do Consumidor e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia.
Preços justos
Conforme o deputado, sua proposta é discutir a melhor maneira de prestação do serviço com a qualidade com preços justos. Para ele, os preços praticados pela BRK causam insatisfação na população tocantinense. “A abusividade praticada nos preços afeta diretamente o consumidor tocantinense. E isso requer mudança”, defendeu Moura.
Consumidor à mercê
O petista disse que, “como o consumidor brasileiro não pode ficar à mercê desses altos valores, definidos de modo sem clareza e sem qualquer justificação, essa questão merece ser melhor aclarada pela empresa BRK em audiência pública na Câmara dos Deputados”.
Cinco CPIs
No Tocantins, a empresa já enfrenta cinco comissões parlamentares de inquérito (CPIs) em Câmaras de Vereadores — Gurupi, Araguaína, Porto Nacional, Miracema e Taguatinga —, além de outros questionamentos por parte da OAB-TO e até da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).
Os Legislativos reunidos
Na sexta-feira, 28, numa articulação da Câmara de Palmas com a União dos Vereadores do Tocantins (Uvet), presidentes de Legislativos dos 47 municípios atendidos pela BRK vão debater a qualidade, os subsídios e, principalmente, os valores das tarifas de água e esgoto praticados pela concessionária.
(Com informações da assessoria de imprensa)