A programação do 18º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal foi encerrada nesta sexta-feira, 2, com a apresentação da Carta de Palmas, documento assinado pelos representantes dos nove estados que compõem o grupo que trata das próximas ações a serem adotadas e manifesta preocupação com o desmatamento ilegal na região.
Missão
Os governadores também deliberaram na carta sobre a missão, visão e pilares do Consórcio Interestadual formado pelos membros da Amazônia Legal. No documento, o fórum estabelece como objetivo acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, de forma integrada e cooperativa, considerando as oportunidades e os desafios regionais.
Fundo Amazônia
O documento fez questão de reiterar a importância do Fundo Amazônia, que tem por finalidade captar doações para investimentos não-reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável das florestas no bioma amazônico. O mesmo está sob gestão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Eixos
Na carta é estabelecido que os objetivos estratégicos do grupo passam por quatro eixos de desenvolvimento e se desdobram em projetos prioritários de curto, médio e longo prazo. Os eixos são: Economia Verde, Competitividade e Inovação; Integração Regional; Governança Territorial e Ambiental; e Gestão Governança e Serviços Públicos Prioritários.