Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) de fevereiro, divulgados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, apontaram uma reação do comércio local devido à redução no nível de inadimplência dos consumidores palmenses. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a queda foi de 19,9% no número de pessoas que não quitaram as contas em dia.
De acordo com o diretor do SPC da CDL, Ivan Ricardo, essa redução é vista de maneira positiva pela instituição e demonstra um interesse do consumidor em recuperar o crédito. “Geralmente quando um ano se inicia as pessoas tendem a planejar seus gastos para os meses seguintes e com isso há um tendência de diminuir o consumo e realizar os pagamentos de contas antigas, por exemplo, conseguindo assim melhorar o crédito”, comentou.
A assessora comercial, Marissa Santana, diz que sempre mantém suas contas em dia, principalmente por receio dos juros. “Sempre me policio para pagar minhas contas certinhas, principalmente as do cartão de crédito, porque os juros acabam com o dinheiro da gente. Eu também não pago parcelado. Algumas contas que eu tinha já estão quitadas, mas espero que até o meio do ano eu não deva mais nada”, afirmou.
Números
Conforme a SPC Brasil, as vendas a crédito em Palmas aumentaram 3,5%, passando de 29.452 em fevereiro de 2017, para 30.479, no mesmo período deste ano. Quanto a inclusão no banco de dados, houve uma diminuição de 19,9%. Este número mostra que nesse período a inadimplência recuou se comparada ao mesmo período do ano anterior.
Por outro lado, o número de cancelamentos no cadastro de devedores do SPC Brasil, que reflete a quitação de dívidas e a recuperação de crédito no varejo, apresentou sinais negativos em fevereiro de 2018 e encerrou o mês com variação de -12,8% sobre o mesmo período de 2017. Foram 10.223 cancelamentos no ano passado contra 8.913 neste ano.