Após a sessão de quarta-feira, 30, ter se desdobrado sobre atuação da liderança do Paço, a Câmara de Gurupi autorizou somente nesta quinta-feira, 31, o município a contrair um empréstimo de R$ 14,5 milhões para obras de pavimentação e iluminação. O projeto foi aprovado com uma emenda aditiva para estender a aplicação dos recursos a áreas que não estavam previstas inicialmente no projeto do Paço. A operação de crédito será feita por meio do Financiamento À Infraestrutura e Saneamento (Finisa), um produto da Caixa Econômica Federal (CEF).
Benefício para todos
O presidente da Comissão de Finança, Orçamento e Fiscalização da Câmara, vereador André Caixeta (PSB), explicou a mudança no texto. “O intuito é que todas as ruas e setores que precisam receber pavimentação ou alguma obra de infraestrutura sejam beneficiados, também foi incluído a vedação de uso desse crédito para despesas correntes do município, ou seja será exclusivo para as melhorias necessárias da nossa cidade”, disse o parlamentar em material da assessoria da Casa de Leis.
Dois votos contrários
Dois vereadores votaram contra o empréstimo pedido pelo Executivo. Apesar de entender a necessidade da iluminação, Ataíde Leiteiro (PPS) defende que prefeitura deveria ter outras prioridades. “Porque não investir nas creches para ampliar as vagas, o que é mais importante para quem é mãe e pai, vagas na creche ou uma lâmpada? Tem necessidade, mas não é prioridade”, decretou. Jenilson Alves (PRTB) foi por outro lado. “O município arrecadou mais de R$ 300 milhões em receitas próprias nos últimos anos e não precisaria desses empréstimos”, defendeu.
Nova iluminação trará economia
Líder do Paço, Ivanilson Marinho (MDB) defendeu o projeto. “O próximo prefeito não vai precisar preocupar em executar obra de pavimentação. Por exemplo, a preocupação dele vai ser em manutenção e em continuar pagando o financiamento. As lâmpadas de LEDs vão proporcionar economia para o município, tudo isso trará benefícios para nossa cidade para os próximos anos”, defendeu o parlamentar.