A primeira etapa do concurso da Polícia Militar acontece neste domingo, 11, e cerca de 86.524 de inscritos farão as provas, segundo o presidente da comissão do certame e Chefe do Estado Maior, coronel Marcelo Falcão Soares. Serão dois processos distintos, pela manhã ocorrem as avaliação para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais (CFO), e pela tarde o de Soldados (CFSD).
Os portões dos locais de prova serão abertos com uma hora de antecedência – às 7 horas, na prova do CFO; e às 13h30 para CFSD. São ofertadas 1.000 vagas para soldados e 40 vagas para cadetes. Os salários iniciais, após os cursos de formação, são de R$ 4.455,46 para soldado e R$ 8.382,10 para aspirante a oficial.
As provas do CFSD serão realizadas nas cidades de Arraias, Taguatinga, Dianópolis, Natividade, Porto Nacional, Araguatins, Augustinópolis, Sítio Novo do Tocantins, Tocantinópolis, Wanderlândia, Gurupi, Alvorada, Formoso do Araguaia, Palmas, Paraíso, Miracema e Araguaína. Já as provas do CFO ocorrem apenas nas regionais em Palmas, Arraias, Araguatins, Gurupi, Araguaína.
Na ocasião, o gestor da Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP), Wesley Faria, destacou que toda logística para realização desta primeira fase do concurso está pronta. Ele orientou os candidatos a lerem o edital e acessarem o site da instituição, onde já estão disponíveis os locais de provas, e se possível visitarem com antecedência esses locais, para minimizar os riscos de imprevistos no dia da prova.
Sobre a convocação dos aprovados para o concurso, coronel Falcão fez questão de esclarecer. “O Secretário de Administração nos garantiu a previsão do provimento e efetivação de todos os candidatos aprovados para este ano. Os aprovados podem ficar tranquilos que o governo do Estado cumprirá com todo o cronograma do concurso”, disse.
Provas
As provas intelectuais serão objetivas, de múltipla escolha, dissertativa, e terão o seguinte conteúdo: língua portuguesa, raciocínio lógico e matemática, atualidades e conhecimentos regionais, noções de direito, noções de informática, normas pertinentes à PM. Em caráter discursivo, a redação. No total, serão 60 questões que somarão 100 pontos.
Para soldado, o candidato deverá obter o mínimo de 50% de acerto, tendo pelo menos um ponto em cada disciplina; já na de oficial, a pontuação mínima será de 60% de acerto, tendo pelo menos um ponto em cada disciplina para ser aprovado para a segunda etapa do certame. (Com informações da Secom)