As forças de segurança do Tocantins vão intensificar as ações de fiscalização aos decretos estaduais e municipais que visam diminuir a propagação da Covid-19. A determinação do governador Mauro Carlesse (DEM) é para que os dirigentes máximos da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) atuem de forma ainda mais incisiva no sentido de garantir o distanciamento social ampliado, exigindo que a população permaneça em casa, restringindo ao máximo o contato entre as pessoas. A determinação para o reforço neste protocolo de segurança foi encaminhada nesta quinta-feira, 14.
Fortalecer rede de proteção
Em material enviado à imprensa, o governador Mauro Carlesse (DEM) comentou a decisão. “Nós já estamos apoiando os municípios e fiscalizando o cumprimento dos decretos que publicamos, mas diante do aumento no número de casos percebemos a necessidade de intensificar ainda mais estas ações. Vamos avaliar onde podemos fortalecer esta rede de proteção e, assim, empreender mais esforços no sentido de diminuir a propagação da doença”, destacou.
Restrições
Somente o governo estadual determinou a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o Tocantins; proibiu eventos e reuniões de qualquer natureza em que ocorra aglomeração de pessoas; suspendeu visitas aos custodiados no sistema prisional e socioeducativo; proibiu visitas aos parques estaduais e outras atrações jurídicas; e suspendeu todas as atividades educacionais nos estabelecimentos públicos e privados. Cada município também tem suas normas de contenção editadas, que ganharão o reforço das forças de segurança na fiscalização.