Em entrevista a emissora de TV na segunda-feira, 15, o secretário estadual da Saúde, Edgar Tollini, ressaltou a responsabilidade dos prefeitos para controle do avanço da Covid-19 nos município. Ao ser perguntado sobre o caso específico de Araguaína, epicentro da doença no Tocantins e onde o comércio está todo aberto desde o dia 8, Tolini alfinetou o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos), que tem cobrado mais apoio do Estado nesse combate à doença na cidade.
Flexibilizou
O secretário lembrou que a prefeitura da cidade flexibilizou as atividades comerciais já no início da quarentena e que houve a necessidade de a Justiça mandar fechar.
Gestor tem que cuidar
Para o secretário, “o gestor municipal tem que cuidar da sua unidade”. “Não adianta você responsabilizar o Estado se o descontrole foi lá no começo, quando falamos para fechar as escolas e houve um concurso público três dias depois. Houve a decisão da Justiça de mandar fechar depois de o comércio ficar aberto por uma semana”, lembrou Tolini, falando de Araguaína.
10% da população e 45% dos casos
Ele destacou que Araguaína tem 10% da população do Estado — 160 mil habitantes —, mas recebeu 50% dos leitos de UTI ofertados na rede nesse curto prazo de tempo. No entanto, disse, a cidade hoje tem 45% dos casos de Covid-19 do Tocantins. “O problema é a gestão estadual ou o descontrole do município?”, questionou, para avisar em seguida: “Aquele que cuidou mais, a conta dele será menor”.
Contemporizou
Em seguida Tolini contemporizou, afirmando que o Estado “tem dado maior apoio” e que “não é hora de discutir quem fez certo e quem fez errado”. “É o que nós podemos fazer a curto e médio prazos”, minimizou.