A maioria dos congressistas do Tocantins decidiu que não vai comparecer à solenidade simbólica de entrega de maquinários às 11h30, no Palácio Araguaia, com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, apesar de os veículos terem sido adquiridos com recursos de emendas de bancada. O objetivo é mostrar ao ministro a insatisfação deles na relação com o Palácio Araguaia.
Só 3 dos 11 congressistas
A expectativa da bancada é de que apenas o senador Eduardo Gomes (MDB) e os deputados federais Carlos Gaguim (DEM) e Osires Damaso (PSC), que são próximos ao Palácio, compareçam à solenidade.
Discurso forte
Uma sugestão que chegou ser aventada é de a coordenadora da bancada, Kátia Abreu (Progressistas), comparecer ao evento, com seu discurso forte, e mandar o recado pelo grupo. No entanto, ficou definido que ela será representada pelo deputado federal Tiago Dimas (SD).
Relação deteriorada
A relação dos deputados e senadores com o governo do Estado vem se deteriorando desde o início da gestão de Carlesse em janeiro do ano passado. Inicialmente, porque não puderam indicar os cargos que gostariam na gestão. Eles ainda acusam o governador de não dar o devido crédito ao trabalho dos congressistas, o que o Palácio nega. O ponto alto da crise foi vitória da senadora Kátia Abreu (Progressistas) como coordenadora.
231 máquinas
Marinho, com o governador Mauro Carlesse, fará a entrega simbólica de 231 máquinas pesadas ao governo do Tocantins. Mas a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) disse que, por conta da pandemia da Covid-19, a reunião, na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia, será fechada.
Só autoridades
Segundo a Secom, a medida segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins. Participarão da reunião apenas o governador Mauro Carlesse (DEM); o vice-governador Wanderlei Barbosa; a bancada federal do Tocantins; o presidente da Assembleia, Toinho Andrade (PTB); o presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Jairo Mariano (PDT), e os prefeitos de Alvorada, Peixe, Augustinópolis e Cristalândia.
Entrega em pequenos grupos
Neste primeiro momento, os cinco prefeitos receberão as máquinas destinadas a seus municípios. A Secom informou que o governo do Tocantins chamará os demais prefeitos depois para assinatura da documentação e entrega do maquinário. O objetivo do fracionamento é evitar aglomerações.
- Matéria atualizada às 9h21