O Boletim Epidemiológico desta quinta-feira, 16, voltou a ultrapassar a marca dos 600 novos casos de Covid-19. Com mais 641 confirmações o Tocantins chega a 16.672 diagnósticos positivos do coronavírus em 129 municípios. O documento também lista mais 7 óbitos pela doença.
Parte dos testes foram realizados pela Fiocruz do Rio de Janeiro
A Secretaria da Saúde (Sesau) esclarece que o alto número de novos casos de Covid-19 neste último boletim deve-se à liberação na quarta-feira, 15, de 575 exames realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, com 296 deles dando positivo para a doença. A pasta afirma que recorreu ao laboratório carioca para garantir a regularidade de testes “até o abastecimento dos insumos” no Laboratório Central (Lacen). “Este quantitativo [641] se refere a casos novos de vários dias de coleta, não podendo ser considerado um aumento de casos nas últimas 24 horas”, defende.
Óbitos
O Estado teve mais sete mortes por Covid-19 em cinco cidades. Em Araguaína foram três homens, de 82, 76 e 47 anos. Tocantinópolis e Colinas registraram cada um o óbito de uma mulher, de 64 e 42 anos, respectivamente. Brejinho De Nazaré, Ponte Alta Do Tocantins também contabilizaram a morte de um homem, respectivamente de 92 e 82 anos. Em todas as mortes deste boletim foi identificado alguma comorbidade no paciente. Já são 278 vidas perdidas para o novo coronavírus.
Internações
O boletim desta quinta-feira, 16, apresentou melhoras em relação a internações comparado ao anterior. São 182 pessoas internadas, 9 leitos a menos. O fator negativa fica por conta da evolução do número de unidades de terapia intensiva ocupados: 80, 6 a mais que o último levantamento.
Palmas e Araguaína revezam liderança
Palmas e Araguaína continuam revezando a liderança no número de novos casos diários. Desta vez, o município da região norte contabilizou mais 220 diagnósticos para Covid-19, enquanto a Capital ficou em 140 confirmações.
Situação dos pacientes
Dos 16.672 casos confirmados da doença no Tocantins, 10.314 são considerados recuperados e 6.080 ainda se encontram em isolamento domiciliar ou hospitalar.