A Energisa Tocantins realizou a primeira palestra, de uma série de sete no total, sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica para famílias moradoras de residenciais do projeto “Minha Casa, Minha Vida”. Os primeiros consumidores beneficiados foram os da Vila Azul I, em Araguaína, na sexta-feira, 16. Além das informações e orientações sobre como se cadastrar na Tarifa Social, as famílias de baixa renda ainda puderam trocar lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED.
A supervisora de Atendimento da Energisa, em Araguaína, Josiane Faccioli Garcia Cruz, foi a responsável por compartilhar as informações com os moradores. Durante a palestra, ela lembrou os critérios do programa e como fazer a adesão. “O consumidor precisa ser beneficiário de algum Programa Social do Governo Federal. E é fundamental manter o cadastro atualizado todos os anos para não perder o benefício”, pontuou Josiane.
Foi o que aconteceu com a funcionária pública Alândia Karla Vieira Trigueiro. Ela era cadastrada na Tarifa Social em outra residência, mas quando se mudou para a Vila Azul, em 2011, não transferiu o benefício. “Eu achei que não podia. Mas daí fiquei sabendo dessa campanha e vim aqui para me cadastrar de novo e para trocar as lâmpadas. A gente se sente privilegiado, porque já é uma forma da gente economizar”
Direito garantido
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício dado a quem está inscrito no Cadastro Único para os programas sociais do governo federal, que abrangem famílias com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo, indígenas e quilombolas; famílias com renda mensal de até três salários mínimos que tenham portador de doença ou deficiência e que o tratamento necessite de aparelhos que demandem energia; ou ainda pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.
No Tocantins, 114.502 unidades consumidoras já são beneficiadas pela Tarifa Social e a previsão é que, somente na região de Araguaína, pelo menos mais cinco mil famílias estão aptas a aderir. Os beneficiários do Cadastro Único interessados em aderir a Tarifa Social devem procurar uma agência de atendimento da Energisa ou ligar no 0800 721 3330. O consumidor deve apresentar o Número de Identificação Social (NIS) ou Número do Benefício, além de documentos de identificação pessoal (RG e CPF) e a conta de energia mais recente.
Próximas palestras
17 de abril (18 horas): Vila Azul II
24 de abril (18 horas): Costa Esmeralda IV
8 de maio (18 horas): Costa Esmeralda I
15 de maio (18 horas): Construindo Sonhos
16 de maio (18 horas): Costa Esmeralda II
24 de maio (18 horas): Costa Esmeralda III
Sobre a Energisa
Com 112 anos de história, o Grupo Energisa é um dos maiores do Brasil em distribuição de energia elétrica. Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla sete distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo e Paraná. São aproximadamente 6,6 milhões de clientes – o que representa uma população atendida de cerca de 16 milhões de pessoas – em 788 municípios em todas as regiões do Brasil. Com receita líquida anual de cerca de R$ 11 bilhões, o grupo gera aproximadamente 15 mil empregos.
Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um diversificado portfólio que engloba distribuição, geração, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), serviços especializados de TI e Call Center (Multi Energisa), comercialização de energia (Energisa Comercializadora) e, mais recentemente, transmissão. (Com informações da assessoria de imprensa)