O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Tocatins (UFT) decidiu na manhã desta quinta-feira, 8 — por 19 votos favoráveis e 4 contrários –, pela retomada do semestre letivo de 2020/1. Conforme a instituição, esse retorno será de modo remoto a partir dos próximos dias — o calendário emergencial deverá ser divulgado em breve.
Desde março
As atividades acadêmicas presenciais estão interrompidas desde 16 de março e o calendário acadêmico, suspenso desde 31 de março, por conta da pandemia do novo coronavírus. As atividades administrativas da universidade, no entanto, seguiram remotamente.
Única que ainda não retomou
Presidente do Consuni, o reitor Luis Eduardo Bovolato disse que a UFT é a única universidade pública que ainda não retomou o calendário acadêmico. “A decisão [desta quinta] se deu pela maioria de votos no Consuni e já reunimos as condições para retomarmos as aulas remotamente. A situação, sabemos, é de excepcionalidade e a perspectiva de seguirmos paralisados poderia impactar de forma negativa nossa universidade”, avaliou.