No dia 28 de abril, Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, trabalhadores do Projeto Novo Estado, da ENGIE Brasil Energia, que atuam nos 20 canteiros de obras no Tocantins e no Pará, vão dedicar um momento para refletir sobre cuidados com a saúde, protocolos de prevenção à Covid-19, diferentes riscos inerentes a uma obra de linhas de transmissão e regras internas de segurança. Esta iniciativa faz parte das ações de conscientização e prevenções a acidentes do trabalho aderentes à campanha Abril Verde.
As ações integram um evento global da ENGIE, intitulado Parada Geral de Saúde e Segurança, que acontece em cerca de 70 países, e que neste ano tem como tema Nenhuma vida em risco! No Projeto Novo Estado a iniciativa acontece de forma online e presencial, e contará com a participação de todos os colaboradores da ENGIE e de empreiteiras contratadas. Além dos cuidados relacionados ao Coronavírus, na Parada Global serão dadas orientações sobre riscos em atividades com eletricidade; no trânsito; em trabalhos em altura e durante o içamento de cargas. O objetivo é que todos reflitam sobre suas funções e façam uso das medidas de prevenção de contaminação e acidentes. Laços na cor verde e kits de prevenção à covid-19, contendo máscaras e álcool em gel, foram distribuídos para os colaboradores da ENGIE.
Para a equipe de gestão e saúde no trabalho, apoiar o Abril Verde é acreditar que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes. “É preciso gerar a conscientização de que somente com o envolvimento e troca de informações é que se favorece uma cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de trabalho”, pontuou Annie Silveira, engenheira de segurança no trabalho.
Para o gerente do PNE, Leandro Magri, no momento atual, cada dia representa um desafio no enfrentamento do Coronavírus. “É preciso ampliar nossa visão sobre uma questão fundamental no ambiente de trabalho, que é a prática permanente na prevenção de acidentes”, diz ele. Há, ainda, o cumprimento da necessidade de minimizar os riscos inerentes à rotina de atividades. “A soma de nossas atitudes preventivas é o que nos manterá seguros e saudáveis durante toda a nossa jornada de trabalho e na volta para casa”, ponderou Leandro.
Sobre a ENGIE
A ENGIE é a maior empresa privada de energia do Brasil, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10.211MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país, a empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.
Com a aquisição da TAG, a ENGIE é agora também detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios.
Além disso, o Grupo atua no Brasil na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui ainda um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública, sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade Urbana. Contando com 2.750 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2019 um faturamento de R$ 10,5 bilhões.
A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Nosso propósito (“raison d’être”) é agir para a aceleração da transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e de soluções mais sustentáveis, conciliando performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta. A ENGIE se apoia nas suas atividades chave (gás, energia renovável, serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes. Com nossos 170.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, somos uma comunidade de Construtores Imaginativos, comprometidos a cada dia com um progresso mais harmonioso.
Receita em 2019: 60,1 bilhões de Euros. O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI) e representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris – World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance). (Da assessoria de imprensa)