Pensando nisso, alunos de medicina do estado realizam o III Encontro Tocantinense das Escolas Médicas, dessa vez, de forma remota e 100% online, por meio do I Pré-ETEM, que ocorre nos dias 13, 14 e 15 de Agosto com transmissão direta do CRM-TO.
O Encontro Tocantinense das Escolas Médicas nasceu no ano de 2018, na cidade de Palmas – TO. Destinado a fomentar experiências e aprendizados entre os estudantes de medicina, o ETEM carrega consigo o objetivo principal de aprofundar os conhecimentos em torno da saúde. Além de contribuir com o currículo do aluno, por meio da apresentação de trabalhos e publicações científicas, o evento abre portas para diversas áreas do conhecimento, alega o estudante e um dos organizadores do evento, Artur Manno. O encontro tem cumprido seu papel, como prova disso já levamos mais de 1.000 alunos e 400 trabalhos científicos de medicina a discutir educação em saúde com projetos de pesquisas, minicursos e palestras.
Em sua III edição, o ETEM está previsto para o fim da pandemia. Partindo da realidade de enfrentamento da COVID-19, que acomete a todos, a comissão organizadora do Encontro tem planejado atividades remotas, a fim de contribuir com os mais variados debates e reflexões acadêmicas em torno da atual circunstância histórica. Na esteira dessas articulações surgiu a ideia do I Pré – ETEM nos dias 13, 14 e 15 de agosto de forma remota e ao vivo, com grandes nomes da medicina do país.
O Pré-ETEM, realizado por estudantes para estudantes, nasce com a ideia de que o conhecimento não pode esperar. Ao contrário, sem conhecimento não há possibilidades de superarmos as dificuldades a nossa volta. A inovadora proposta de um pré-encontro, em 2020, adequa-se aos desafios do “novo normal”, afirma o estudante e presidente do evento, Guilherme Godinho. (Da assessoria de imprensa)