O governador Mauro Carlesse (DEM) vai lançar mais um colégio militar na segunda-feira, 9, a Escola Estadual Professora Maria Guedes, a 12ª do Estado. A unidade passou, conforme o governo, por completa implantação do modelo de parceria adotada entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Polícia Militar. . A solenidade de inauguração ocorrerá às 18 horas.
As atuais 11 unidades
Conforme o governo, ao todo, o Tocantins já conta com outras 11 unidades de colégios militares em Palmas (unidades I e II), Araguaína (unidade III), Arraias (unidade IV), Paraíso (unidade V), Araguatins (unidade VI), Gurupi (unidade VII), Guaraí (unidade VIII), Porto Nacional (unidade IX), Colinas (unidade X) e Augustinópolis (unidade XI).
30 colégios militares até 2020
Na solenidade dos dez anos do Colégio da Polícia Militar (CPM), no dia 23 de agosto, Carlesse afirmou que quer que o Tocantins tenha 30 escolas do tipo até o ano que vem.
Demanda das comunidades
O governo ainda tem ressaltado que a implantação dos colégios militares é uma demanda das comunidades locais. Atualmente, mais de 8 mil estudantes estão matriculados nas unidades já implantadas, conciliando ensino regular e cursos técnicos à hierarquia, disciplina, civismo e patriotismo, peculiares da formação militar.