O prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (SD), e membros da administração municipal estiveram reunidos nesta segunda-feira, 13, com o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Tocantins, Sebastião de Góis Barros; o representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), Paulo Carlos Xerente, além dos presidentes dos conselhos de Saúde Indígena Local, Antônio Carlos Xerente, e estadual, Elso Kresu Xerente. A pauta do encontro foi o alinhamento do plano de contingenciamento de prevenção ao Covid-19.
Reforço de profissionais da saúde nas aldeais
Em material enviado à imprensa, o prefeito admite a gravidade da pandemia e reforça que tem atendido as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Após a reunião, o município em conjunto com o DSEI, vai intensificar mais a orientação com a presença de profissionais de saúde nas comunidades indígenas.
Recomendações do MPE acatadas
Conforme Sebastião de Góis Barros, o município e o DSEI já vem realizando as ações recomendadas pelo Ministério Público para evitar a proliferação contra o coronavírus, como um planos de contingenciamento para as comunidades indígenas e a manutenção da segurança alimentar.
Precaução para Dia do Índio
Sebastião de Góis Barros ainda relata preocupação com o Dia do Índio, a ser celebrado no domingo, 19. Coordenador local da Funai, Paulo Carlos Xerente adianta que já emitiu uma Portaria, restringindo a circulação de pessoas de outras localidades nas aldeias, permitido somente os profissionais de saúde.