Após reunião realizada no dia 3, a Associação dos Clubes de Futebol Profissional do Tocantins (TOClubes) apresentou ofício ao governo estadual para se colocar favorável à criação da Secretaria do Esporte e a criação da Lei Estadual para o incentivo da área, conforme já discutido pela Assembleia Legislativa ainda em novembro de 2019. Além disto, o TOClubes apresentou proposta de possível apoio financeiro a ser concedido pelo Poder Executivo, o que já foi sinalizado pelo governador interino Wanderlei Barbosa (sem partido) em reunião com o grupo realizada em outubro deste ano.
Os 8 clubes
O TOClubes é presidido pelo empresário Ricardo Ricanato, presidente do Capital Futebol Clube. A associação é composta pelos oito clubes da primeira divisão do futebol profissional tocantinense: além do Capital, Araguacema Futebol Clube, Gurupi Esporte Clube, Interporto Futebol Clube, NC Paraiso Nova Conquista, Palmas Futebol e Regatas, Tocantinópolis Esporte Clube e Tocantins Esporte Clube.
Fundação
A proposta de criação de pasta para o Esporte já vinha sendo anunciada pelo governador Wanderlei praticamente desde a posse. No entanto, ele falava inicialmente em secretaria, mas em agenda no Bico do Papagaio, no final de semana, disse que deve criar uma fundação de esportes.