O escritor, poeta e professor tocantinopolino Adamor Neves está com mais um livro da praça. Desta feita trata-se de Casos de trabalhosa e Arredores (Editora Veloso), que mescla uma interessante coleção de contos e crônicas do autor.
Lembranças de um tempo
A consagrada poetisa e professora de Tocantinópolis, Consola Brito, observa que a obra de Adamor Neves é a continuidade de uma história abrangente de trabalho, de humildade e de solidariedade humana e familiar. “Esta obra retrata as lembranças de um tempo que que mais se dividia do que se multiplicava. Foi uma época em que a dor do vizinho era também a nossa dor”, destaca.
Credenciais do autor
Além de escritor, Adamor Neves possui graduação em Filosofia, com ênfase em Psicologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), especialização e mestrado em Administração, área de Marketing, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), e doutorado em Gestão e Negócios – University of Stirling, Escócia (1988). Atualmente se dedica ao canto coral e avalia periodicamente artigo científicos. É professor titular aposentado da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Gestão de Pessoas, atuando principalmente nas seguintes áreas: estratégia de marketing, marketing de serviços, marketing interno, responsabilidade social e estratégia. Além “Casos de trabalhosa e Arredores”, é autor dos livros “Família Neves – Histórias e costumes” e “Versos e canções“, todos publicados pela editora Veloso.
Alunos de Cariri do Tocantins serão contemplados com livros para auxiliar na educação remota
A partir de terça-feira, 25, os alunos de Cariri do Tocantins, no sul do Estado, receberão livros de Matemática e Língua Portuguesa para auxiliar no processo de alfabetização dos estudantes matriculados em turmas do 1º ao 3º ano da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges, durante o período de aulas remotas.
Distribuição dos livros
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Cariri do Tocantins informou que livros serão distribuídos a aos pais ou responsáveis pelos alunos das, durante a entrega das atividades de apoio didático para execução das aulas não presenciais; e os alunos que residem na zona rural do município e que fazem parte das turmas contempladas receberão os livros em suas próprias residências.
Análise prévia
De acordo com a secretária de Educação do município, Solange Santana, os livros adquiridos foram analisados previamente pela equipe pedagógica municipal com o propósito de garantir facilidade de compreensão ao aluno. “Mediante às atividades variadas inclusas nesses livros vamos estimular a aprendizagem dos alunos, contribuindo ainda com a prática pedagógica e o processo de alfabetização, de modo prático e eficaz”, concluiu a secretária.
A literatura criminalística do delegado Breno Eduardo Campos Alves
O delegado da Polícia Civil do Tocantins, Breno Eduardo Campos Alves, está divulgando o livro de sua autoria, intitulado de “Breve História da Investigação Criminal” (Editora CRV), que, segundo o autor, busca traçar pontos da história da investigação criminal para que o investigador moderno tenha bagagem para o entendimento e contexto de sua missão.
Admiração
A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Tocantins – Sindepol/TO, Sarah Lilian de Souza, afirmou que escrever um livro sobre um tema tão complexo e abrangente é digno de admiração. E concluiu: “É um assunto que causa identificação com todos nós que trabalhamos nessa área e convidamos todos a apoiar o colega conferindo esse material”.
Biblioteca escolar do Povoado Morro Grande registra aumento de empréstimo de livros durante a pandemia
Vale o registro da ação desenvolvida pela Escola Estadual Brejão, localizada no Povoado Morro Grande, a 23 km do município de Barra do Ouro, que, desde o início da pandemia, se manteve ativa no empréstimo de livros para estudantes e para toda a comunidade.
Ponto de referência
A biblioteca da escola se transformou num ponto de referência não só para os alunos, mas, também, para toda a comunidade. É o que explica a professora Maria Fabiany Barbosa de Oliveira, gestora da unidade escolar. “É o ponto de cultura, de interação, de aprendizagem. Com a pandemia, a comunidade perdeu tudo isso, e a forma que encontramos de manter um pouco esse vínculo foi a manutenção de empréstimo de livros”, pontuou.
Empréstimo de livros
Como a escola funciona com revezamento dos profissionais, toda a equipe escolar está preparada para atender à comunidade e realizar os empréstimos de livros que poderão ser retirados mediante os interessados seguirem todas as recomendações das organizações de saúde, como o uso de máscara e higienização das mãos.
Literatura em debate na programação do projeto Sesc Cultura On
O Sesc Cultura ON promove o 1° Diálogo Literário, com o tema “Literatura além das páginas: a literatura nos blogs e mídias sociais na internet”. Ana Kamila, Luma Nunes e este colunista do CT vamos conversar sobre literatura, amor por livros, poesia e internet. A Transmissão ao vivo acontece na quarta-feira, 26, às 16h30, nos perfis do Sesc Tocantins no Facebook
Sobre o projeto
Projeto Sesc Cultura ON, do Sesc Tocantins, surgiu em virtude da pandemia, e é destinado a artistas residentes no Tocantins que desenvolvem trabalhos nas linguagens de Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura, Música, Audiovisual, Arte Educação e Patrimônio Cultural.
A poética sempre cativante de Patativa do Assaré
Obra com mais de uma dezena de edições, “Cante lá que eu canto cá: Filosofia de um trovador nordestino” (Editora Vozes), de Patativa do Assaré, até hoje têm atraído as atenções os amantes da boa poesia popular.
Mundo do sertão
As poesias de Patativa do Assaré representam o que há de mais puro na expressão do “mundo do sertão”. Algumas são escritas no que o próprio autor qualifica de linguagem cabocla, o linguajar da rude gente sertaneja, tão crivado de erros, mutilações e acréscimos, de permutas e transposições que os vocábulos, com frequência, parecem desfigurar-se completamente. Mas, no dizer de Arraes de Alencar, tais adulterações constituem uma fonte inesgotável de ensinamentos no estudo do idioma, na apreensão de sua índole, mostrando-lhe o gênio e as tendências, em toda a liberdade, em toda a sua natural desenvoltura.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.