Caro presidente Max Baroli,
Que tiro foi esse? Sua eleição para presidente da Câmara de Araguaína foi uma das viradas de mesa mais sensacionais que testemunhei. Até o final da tarde de quarta-feira, eu e a torcida de Mengão dávamos como certa a recondução do ex-presidente Marcos Duarte. Tanto que, pelo acúmulo de pautas e falta de pessoal, a disputa aí nem era prioridade. Então, uma fonte me cochichou o que ocorreria.
O sucesso da articulação se deveu ao sigilo absoluto em que foi urdida por longos 30 dias. Esse grupo em seu entorno mostrou-se extremamente confiável. Afinal, não é fácil 11 pessoas manterem a boca fechada por tanto tempo. Mas eram ainda mais porque havia outros de fora da Câmara se movimentando, casos de Jorge Frederico e Elenil da Penha.
Ao contrário do que se chegou a especular na quarta-feira, não acredito num movimento anti-Wagner Rodrigues, uma vez que a maioria dos envolvidos na trama foi eleita na base do prefeito. Mas imagino o susto que ele tomou com essa mais do que inesperada virada de mesa, da qual só soube quando já estava de pernas para o ar. Claro, porque, ter a direção da Câmara a seu lado é um gigantesco passo para o sucesso do Executivo.
Caro Max, espantado mesmo deve ter ficado o ex-presidente Marcos Duarte, que não tinha a menor dúvida de que a fatura estava liquidada e, assim, esperava uma eleição meramente protocolar. De repente, descobriu que não só não seria candidatura única — a dele — como, pior, que o que restou do seu grupo era minoria. Coisas da política, e deve ficar de reflexão para outros candidatos num futuro não tão distante, já que os legislativos estarão em eleição de mesa de novo no ano que vem. A lição é que não existe disputa ganha de véspera e que cuidar do eleitorado até o último segundo, ficar de olho em cada palavra e movimento, é fundamental para evitar surpresas desagradáveis como essa do ex-presidente.
Mas ele teve uma importância enorme para a Câmara de Araguaína. Modernizou o processo legislativo — a Casa de vocês tem uma das ferramentas digitais mais didáticas e atualizadas de tramitação de matérias. Além disso, Marcos abraçou com coragem e competência a empreitada da construção da nova sede e, com grande intensidade e volume de ações, deu muita visibilidade ao Legislativo araguainense, que se tornou referência regional e estadual. Nesse sentido, o ex-presidente merece nosso reconhecimento.
Quanto a você, é jovem e ao mesmo tempo com grande experiência política. Alguém que passou por momentos bons e maus, que ajudou terceiros a vencer eleições e que também experimentou derrotas. Ou seja, está forjado para esta descomunal missão que colocaram em seu caminho logo na sua estreia como vereador.
Muito sucesso e feliz 2025.
Saudações democráticas,
CT