Caros governador Wanderlei e prefeito Eduardo,
Gostei da manifestação de relação republicana entre vocês na inauguração do auditório do Colégio Duque de Caxias, em Taquaruçu, na sexta-feira. Enfim, um sinal de diplomacia, de maturidade política, o que tem sido algo bastante raro na política do Tocantins nos últimos tempos. A despeito das divergências que os colocaram em palanques diferentes nas eleições municipais do ano passado, a hora é mesmo de virar essa página, como o prefeito tem insistido, e pensar nos interesses dos cidadãos palmenses, que, em sua imensa maioria, votaram em Wanderlei em 2022 e em Eduardo no ano passado.
Assim, o momento pede a grandeza dos dois maiores líderes da Capital para entender essa necessidade de trabalho conjunto, e, não tenho dúvida, é a capacidade da dupla de dar resultados à população que estará em julgamento nos próximos meses e que vai ter peso significativo nas eleições de 2026.
Ou seja, como se diz no linguajar corporativo, é um ganha-ganha. Com a parceria de vocês, a cidade se tornará melhor, oferecerá mais qualidade de vida a seus moradores e, em consequência, vai atrair mais investimentos. De outro lado, quem proporcionou conquistas à Capital vai ter o respeito do cidadão e, de quebra, seu voto quando precisar. Um ciclo virtuoso.
Por que não, portanto, usar da inteligência emocional e fazer essa parceria tão benéfica a todos? O que ficou no passado, lá na implantação de Palmas, é parte da história e não tem mais espaço na terceira década do século 21. Carregar até hoje qualquer sentimento menor por algo que envelheceu e se evaporou no tempo é de um anacronismo doentio, que só prejudica seu portador e impede seu avanço e o da população, quando, como neste caso, a fixação por vingança ou retaliação ocupa a mente de quem detém a caneta para resolver problemas estruturantes da cidade e de sua gente.
Palmas precisa equacionar questões relacionadas à regularização fundiária, ter de volta sua área — um absurdo que parte da cidade, depois de décadas, ainda esteja sob domínio do Estado –, otimizar o fluxo de pacientes da saúde, implantar a cidade do automóvel e tantos outros projetos comuns. Se governador e prefeito estiverem remando no mesmo barco e no mesmo sentido, a Capital, que já tem crescimento estratosférico natural, vai dar um boom sem precedentes.
Assim, prezados governador e prefeito, essa sinalização de que devem atuar juntos em prol de nossa Palmas, ainda que a natural e democrática diferença política entre vocês permaneça, é uma grande notícia que todos precisamos comemorar.
Que essa parceria triunfe e ganhe asas potentes.
Saudações democráticas,
CT