O candidato a governador do PSB, Carlos Amastha, foi às redes sociais tentar desmentir que participaria do comício de lançamento da candidatura de deputado estadual do ex-prefeito de Sítio Novo Jair Farias (MDB). Quando chegou à cidade e soube que o ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e a ex-primeira-dama e deputada federal Dulce Miranda (MDB) participariam, Amastha se recusou a subir no palanque.
No entanto, na versão do ex-prefeito de Palmas, ele teria ido à cidade para apenas se reunir com lideranças de 15 municípios da região na residência do irmão de Jair, o presidente da Câmara, Sinhozinho Farias (PTB).
OPINIÃO
— BOM DIA – Amastha ainda não entendeu o básico: ele fala e gesticula para os líderes
“E fiquei o tempo todo na casa do presidente da Câmara, atendendo os diferentes grupos. Quando eu soube que o ex-governador Marcelo Miranda iria participar, eu já expliquei que eu não estaria junto. Não tenho nada contra o ex-governador (…) meu problema é fazer a boa política, conquistar esse governo e fazer uma grande diferença. Mas politicamente a gente não pode estar junto porque amanhã alguém pode dizer que eu sou o candidato do Marcelo Miranda. Não sou. Eu sou o candidato do povo do Tocantins. Então, não aconteceu absolutamente nada. Eu disse desde o começo que não participaria [do comício de lançamento da candidatura de Jair Farias]”, afirmou Amastha no vídeo.
LEIA MAIS
— Amastha se recusa a subir em palanque com “aliados” Marcelo e Dulce em Sítio Novo, no Bico
Contudo, a versão não se sustenta quando confrontada com a própria propaganda de campanha do candidato do PSB. Em nenhuma delas ele fala de atender lideranças do Bico do Papagaio na casa de Sinhozinho ou em qualquer outro lugar. Essa informação veio num texto da assessoria produzido só depois do comício, após toda a crise que Amastha provocou.
Em material da assessoria enviado às 19h23 de sexta-feira, 17, é informado o seguinte: “Já, neste sábado, 18, Amastha vai a Sítio Novo, na região do Bico do Papagaio, prestigiar o lançamento da candidatura a deputado estadual de Jair Farias, ex-prefeito da cidade”. Nenhuma referência à tal reunião com líderes.
Antes desse material, às 18h46 de quinta-feira, 16, a redação do CT recebeu texto da assessoria do PSB, que afirma já no título: “Amastha vai ao Bico do Papagaio lançar candidatura de ex-prefeito a deputado estadual”.
O texto diz claramente o motivo da visita a Sítio Novo: “O candidato a governador do Tocantins pelo PSB, Carlos Amastha, cumpre agenda no final de semana na região do Bico do Papagaio, no norte do Estado. Ele confirmou presença no evento de lançamento da candidatura do ex-prefeito de SítioNovo, Jair Farias (MDB), a deputado estadual. O encontro será na tarde de sábado, dia 18”. Novamente, nenhuma referência à tal reunião de líderes.
A participação de Amastha no lançamento da candidatura de Jair Farias é confirmada por várias peças e postagens de aliados e do próprio PSB. Confira algumas:
a) Convite do candidato Jair Farias:
b) Convite do PSB (peça é oficial do partido, até com CNPJ na lateral):
c) Perfil da campanha de Amastha no Twitter. Esse post foi feito às 18h17 deste sábado, quando o público já se movimentava para o comício, como mostra a foto:
d) Release recebido no e-mail do CT:
Confira a seguir o vídeo em que Amastha tenta desmentir que era esperado no comício de lançamento de Jair Farias: