O candidato a governador do PSB, Carlos Amastha, visitou o ex-governador Marcelo Miranda (MDB) na manhã de quinta-feira, 16, para reforçar o pedido de apoio à sua campanha. A informação foi confirmada por quatro fontes próximas a Marcelo, que pediram para não ser identificadas. O MDB vai se reunir na quarta-feira, 22, e o episódio da noite desse sábado, 18, em que Amastha se recusou a subir no palanque em Sítio Novo, no Bico do Papagaio, por causa do ex-governador, será debatido.
Conforme as fontes ouvidas, a visita de cortesia de Amastha a Marcelo na quinta-feira foi “muito amistosa” e rápida, cerca de 20 minutos, como a que ele tinha feito no dia 6 de julho, quando foi pedir o apoio de Marcelo e da deputada Dulce Miranda para que o MDB se aliasse ao PSB.
No encontro de quinta-feira, o ex-prefeito de Palmas atualizou Marcelo sobre a movimentação da campanha, se mostrou otimista com o resultado de outubro e ainda reforçou o pedido de apoio do ex-governador e da mulher dele, a deputada federal Dulce Miranda.
OPINIÃO
— BOM DIA – Amastha ainda não entendeu o básico: ele fala e gesticula para os líderes
“Nesse encontro de quinta-feira, não se falou de Sítio Novo, mas também o Amastha não colocou nenhum objeção a Marcelo ou Dulce”, contou uma das fontes ouvidas, muito próxima ao ex-governador.
Segundo ela, nesse sábado, quando chegou a Sítio Novo, Amastha pediu para o seu coordenador Adir Gentil conversar com Marcelo. Foi só aí que, constrangido, Adir disse ao ex-governador que o Amastha não queria ser fotografado ao lado dele porque isso “poderia tirar voto”. Marcelo, então, teria respondido que “não seria problema”.
Contudo, a negociação não avançou e Amastha decidiu ir embora com a comitiva.
LEIA MAIS
— Amastha se recusa a subir em palanque com “aliados” Marcelo e Dulce em Sítio Novo, no Bico
— Amastha diz que não participaria de comício no Bico, mas é desmentido pela própria campanha
Solidariedade
O ex-governador recebeu todo este domingo, 19, ligações de líderes do MDB e de outros partidos, de todo o Estado, que lhe prestaram solidariedade. Na quarta-feira, o MDB vai se reunir e o episódio vai ser incluído na pauta.
Além de Marcelo, o fato deixou o ex-prefeito de Sítio Novo Jair Farias (MDB), anfitrião desse sábado, muito contrariado com a atitude de Amastha. A presença dos principais líderes políticos era justamente para o lançamento da candidatura de Jair a deputado estadual.
Emedebistas ouvidos pelo blog criticaram ainda o senador Vicentinho Alves (PR), que estava na cidade e não foi ao comício de Jair, preferindo ir embora, como fez Amastha. Eles lembraram que o ex-prefeito deu ao republicano uma vitória expressiva no primeiro (47,64% dos votos válidos) e segundo (53,33%) turnos da eleição suplementar.
Vicentinho voltou a Sítio Novo neste domingo para se explicar com Jair Farias.