Após a repreensão pública do deputado estadual Fabion Gomes (PR) na semana passada, o presidente da Assembleia, deputado Antonio Andrade (PHS), comunicou aos parlamentares nesta quarta-feira, 27, que as ausências nas sessões devem ser justificadas. Conforme a Diretoria de Comunicação da Casa, é o que determina Regimento Interno do Legislativo e “atende pedidos dos deputados”.
Na abertura das sessões, o documento com a justificativa agora vai ser lido para que todos os parlamentares e a população tenha conhecimento do motivo da ausência.
“O regimento diz que o deputado para se ausentar tem que comunicar por escrito, então a gente tá seguindo o regimento”, explicou Andrade.
Na quinta-feira, 21, Fabion desabafou contra o que chamou de falta de compromisso dos colegas com as sessões da Assembleia. Segundo ele, às 10 horas daquele dia, dos 24 parlamentares, apenas 6 estavam em plenário, dos quais 5 novatos.
Conforme o deputado, os colegas não cumprem o horário de plenário e que haveria parlamentar que até hoje sequer foi ao gabinete na AL.
Fabion disse que, em 20 dias de mandato, nem todas as comissões foram formadas. “O relaxamento político começa com o esvaziamento do plenário”, alertou. “Cadê os deputados de Palmas?”, questionou, lembrando que mora no Bico do Papagaio, como outro presente, Jair Farias (MDB).
Farias concordou com o colega. “A sociedade tem demonstrado sua insatisfação com a classe política e nós ainda não estamos aprendendo o recado das ruas e das urnas”, avisou.
Assista na transmissão da TV Assembleia: