Não tive ainda o privilégio, mas amigos que puderam contemplar o deslumbrante Festival de Parintins, no Amazonas, contam entre emocionados e encantados a intrigante rivalidade entre os bois Caprichoso e Garantido. Segundo eles, é impossível descrever a sensação de ser tomado pela cultura regional em três noites em meio à galera, em que os dois personagens se alternam no Bumbódromo, com suas lendas, rituais indígenas e costumes ribeirinhos.
[bs-quote quote=”O Tocantins está vivendo sua fase de Caprichoso e Garantido, mas num sentimento às avessas do amazônico, diante da insensibilidade das Cortes Supremas do País, cujo compromisso é muito maior com seus egos, em provar a validade de suas filosofias vãs” style=”default” align=”left” color=”#ffffff” author_name=”Cleber Toledo” author_job=”É jornalista e editor do CT” author_avatar=”https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2018/02/CTAdemir60.jpg”][/bs-quote]
Dizem que quando o Garantido banha a arena de vermelho, o Caprichoso se encolhe todo, o Bumbódromo treme e a vibração toma a alma dos espectadores. Caprichoso fica lá num canto, acanhado, bate a inveja de ver o rival que tanto encanta e desperta emoção.
Mas não por muito tempo. Logo o azul inunda o Bumbódromo, e a situação se inverte: o vermelho passa a simbolizar a impaciência do Caprichoso, que é quem agora se vê pressionado contra o canto, tomado por um acanhamento imposto pela vibração contagiante da galera, já em lágrimas por uma estranha e mágica alegria que talvez só os espíritos da floresta que flutuam livres pela arena possam explicar.
O Tocantins está vivendo sua fase de Caprichoso e Garantido, mas num sentimento às avessas do amazônico, diante da insensibilidade das Cortes Supremas do País, cujo compromisso é muito maior com seus egos, em provar a validade de suas vãs filosofias, do que com os interesses de um Estado pobre, que sofre tantas dificuldades e clama por tantas necessidades.
Infelizmente, as alternâncias dos nossos Caprichoso e Garantido não se dão como na arena de Parintins, que a cada vez que um boi entra a alegria de todos só aumenta. A cada revezamento que se vê por aqui torna ainda maior nossas incertezas e agigantam nossas dificuldades.
A cada toque da batucada ritmada pela pena cruel dos grandes magistrados, uma lágrima desce de um Estado com um futuro em suspenso.
Quem dera se alma de Caprichoso e Garantido pudesse levantar nosso ânimo e nos fazer rodar no Bumbódromo plenos de alegria.
Mas a fé é grande, e este dia ainda há de chegar.
CT, Palmas, 10 de abril de 2018.