O governador Mauro Carlesse (PHS) assumirá às 8h30 desta terça-feira, 1º, seu segundo mandato no comando do Palácio Araguaia e seguirá, ainda pela manhã, para Brasília para acompanhar à tarde a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).
A solenidade de posse de Carlesse está prevista para as 8h30 na Assembleia e às 9h30 ele fará um pronunciamento no Palácio Araguaia. Nesse mesmo horário será apresentada à imprensa a reforma administrativa, com os ajustes para reenquadramento do Estado à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Às 10h30, Carlesse seguirá para Brasília para acompanhar a posse de Bolsonaro.
Entenda
Paranaense de Terra Boa, Mauro Carlesse tem 58 anos e é empresário e agropecuarista. Teve uma carreira meteórica na política. Em 2012, pelo PV, disputou a Prefeitura de Gurupi, mas perdeu para o atual prefeito Laurez Moreira (PSDB). No entanto, se elegeu deputado estadual em 2014 pelo PTB. Durante o mandato migrou para o PHS.
Na presidência da Assembleia, seu grupo fez forte oposição ao então governador Marcelo Miranda (MDB). Com a cassação de Marcelo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março, Carlesse assumiu interinamente o governo do Tocantins.
Na eleição suplementar para substituir Marcelo, o governador interino surpreendeu com a larga diferença com que foi para o segundo turno (30,31% dos votos válidos contra 22,22% para Vicentinho Alves, PR).
Carlesse venceu fácil a suplementar com 75,14% dos votos válidos contra 24,86% para Vicentinho.
A eleição de outubro foi vencida já no primeiro turno pelo governador, com 57,39% dos votos válidos. O segundo colocado foi o ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB) com 31,19%.
Para a nova gestão, o governo Carlesse vem elaborando sob total sigilo um pacote de medidas para o ajuste Estado que, desde 2014, está desenquadrado em relação de Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).