De terça a sexta
Atendendo a pedidos variados e ao longo de muito tempo, passarei a assinar esta coluna política de terça a sexta-feira aqui no CT. Conto com a participação de todos, com sugestões das movimentações dos bastidores por todo o Estado. O colunismo político sempre foi meu gênero jornalístico preferido, desde o início de minha carreira, em 1992. Para ler e para escrever. A primeira que assinei foi em 1993, no Paraná, depois tive outra experiência no interior de São Paulo, por volta de 1997. No Tocantins, passei pela tradicional Antena Ligada, do Jornal do Tocantins, e no CT fiz algumas vezes, mas nada de forma sistemática, como pretendo agora.
Para sugestões de pauta, podem usar o e-mail (ct@clebertoledo.com.br) ou meu WhatsApp.
Só os próprios interesses
O ex-senador Ataídes Oliveira (PSDB) defende que o Congresso volte a discutir a possibilidade de implantar o parlamentarismo no Brasil. “Do jeito que está, este país não vai para frente. Com o presidencialismo de coalizão, que já conhecemos, temos 513 deputados e 81 senadores governando junto com o presidente. E o problema é que 90% dos congressistas estão lá para defender os próprios interesses”, atacou em entrevista ao site O Antagonista.
Injúria racial contra vereador
O vereador de Gurupi Cesar da Farmácia (DEM) acusou na sessão desta terça-feira, 26, “pessoas que ocupam cargos [públicos]” de o chamarem de “negro analfabeto” em razão de ele ter votado a favor da Reforma Administrativa proposta pelo Executivo do município, informa o portal Atitude. “Sou feliz por ser negro e não foi possível gravar, mas eu fiquei muito entristecido porque eu voto com consciência e fui agredido por pessoas desta maneira. […] Graças a Deus sou um negro feliz. Graças a Deus, Deus me deu esta cor e sou feliz e se me chamar com esta palavra [negro] com carinho eu aceito, as com deboche, não e é meio complicado”, rebateu o vereador.
Gurupi está fora da relação
O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSDB), comemora o fato de a cidade não estar na lista de municípios com alto índice de casos de dengue, como Palmas e Araguaína, postas em estado de alerta. Conforme o prefeito, desde 2013, o trabalho dos agentes de endemias de orientações à população e vistoria em imóveis tem sido feito rotineiramente e o resultado do trabalho está sendo colhido.
Em queda
Segundo a Vigilância Epidemiológica, os dados estão a cada ano diminuindo. Em 2016 foram notificados 736 casos de dengue e confirmados 199; em 2017 as notificações caíram para 257 com 107 casos confirmados; em 2018 foram notificados 138 casos com a confirmação de 39.
No dia da água
No Dia Mundial da Água, comemorado na sexta-feira, 22, a senadora Kátia Abreu (PDT) se reuniu em Palmas com a presidente da BRK Ambiental, Teresa Vernaglia, e com prefeitos 11 municípios atendidos pela companhia na região do Bico do Papagaio. Todos falaram sobre as suas demandas em relação à concessão do fornecimento de água e tratamento de esgoto.
Demandas
Os prefeitos cobraram a ampliação dos serviços de rede de coleta e tratamento de esgoto e reclamaram da demora da execução das obras de asfalto após a ampliação das redes e da qualidade da água em São Miguel, Buriti e Araguanã.
Mais questionamento que respostas
Quem esteve na reunião foi a presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP), Juliana Nonaka, que representou a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). Em sua página no Facebook, Juliana observou que, acertadamente, a senadora Kátia Abreu fez o mesmo questionamentos que a ARP vem fazendo há meses para a BRK Ambiental: “Afinal qual será o valor da tarifa diante dos investimentos anunciados?”
“Imaginei que sairíamos de lá com mais respostas do que questionamentos”, concluiu em tom de lamentação. Ao CT, a presidente da agência já disse que a BRK foi multada em R$ 1,5 milhão por se recusar a passar informação de sua planilha à ARP.
Escolha pessoal
O prefeito de Miracema, Saulo Milhomem (PRTB), tem se defendido dos comentários de que teria se unido ao ex-prefeito Rainel Barbosa, arquiinimigo número 1 de seu antecessor Moisés da Sercon, assassinado em agosto. Conforme aliados, Saulo afirma que a contratação de Júnior Borba, cunhado de Rainel, para o seu gabinete, foi por uma escolha pessoal, já que ele e Borba são amigos desde muito jovens.
Meras coincidências
Sobre a informação de que Saulo foi visto almoçando com Rainel no Portal do Sul, em Palmas, o prefeito explica, conforme esses aliados, que a história está distorcida. Ele estava no restaurante e coincidentemente o ex-prefeito também. Ao ver Saulo, Rainel foi até ele, sentou-se e conversou por um tempo. Nisso, em outra coincidência, chegou um grupo de vereadores de Miracema, que viu os dois juntos e espalhou na cidade que estavam almoçando na mesma mesa.
Nova opção
O empresário do ramo imobiliário Kassyo Fernando, de 35 anos, também está disposto a disputar a Prefeitura de Palmas em 2020. Ele é filiado ao PHS e suplente do vereador Milton Neris (PP) na Câmara da Capital. Segundo Kassyo, nas andanças pela cidade sentiu o desejo da população de ter “representantes novos e de uma nova opção” ao Executivo palmense.
Coluna publicada de terça a sexta-feira.