Mais autonomia ao PreviPalmas
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), pretende aumentar a autonomia do PreviPalmas. Ela já tinha tirado o instituto do guarda-chuva da Secretaria de Finanças, à qual o órgão foi subordinado na gestão Carlos Amastha (PSB). Cinthia tinha colocado o PreviPalmas sob a tutela de sua Chefia de Gabinete. Agora ela pretende deixar o instituto diretamente ligado a ela e a mais ninguém.
Pagamento de direitos dos servidores
A prefeita Cinthia Ribeiro apresentará nesta quarta-feira, 3, às 15 horas, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, um balanço de sua gestão, o cronograma de pagamento de direitos dos servidores públicos municipais, como as progressões e titularidades das diversas categorias, e algumas obras planejadas para o biênio 2019/2020. Nesta quarta fará um ano que Cinthia assumiu o governo da Capital, com a renúncia do titular Carlos Amastha.
Nova polêmica
A Assembleia saiu de uma polêmica e já vai entrar em outra. Trata-se da Medida Provisória número 5, do governador Mauro Carlesse (PHS), que institui a jornada de trabalho especial no âmbito da Secretaria de Saúde. Essa MP trata da polêmica em torno da condição especial dos profissionais de saúde, já que eles precisam trabalhar em feriados e finais de semanas, quando as demais categorias estão descansando.
Nova decisão contra o governo
Esse debate já tem ação judicial com decisão que determina ao secretário estadual da Saúde, Renato Jayme, a conversão da jornada. A Justiça deu 48 horas para o cumprimento da decisão, numa ação do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem (Seet). Se não for cumprida, Jayme incorrerá em crime de desobediência, alega o sindicato.
Audiência pública
Para democratizar a discussão, os presidentes das Comissões de Constituição e Justiça da AL, Ricardo Ayres (PSB); da Defesa do Consumidor, Elenil da Penha (MDB); e das Finanças, Nilton Franco (MDB); estão convocando uma audiência pública para discutir essa conversão da jornada com todos os envolvidos, governo e sindicatos da saúde. A data e horário estão para ser definidos.
Maior núcleo de inteligência
O ex-prefeito Carlos Amastha acelera os preparativos finais para a inauguração do Instituto de Pesquisa e Produção de Energia Renováveis (Ipper). “Certamente será o maior núcleo de inteligência da região Norte. Tecnologia e conhecimento ao alcance de todos”, afirmou Amastha. A inauguração acontecerá na quinta-feira, 4, das 18 às 21 horas, na Avenida Teotônio Segurado, em frente à Faculdade Católica. O empreendimento tem como sócio um dos filhos do ex-prefeito, Fernando Luís, e Amastha está dando apoio integral.
Melhores práticas
O Ipper promete entregar as melhores práticas de engenharia e montagem, aliadas às tecnologias de ponta com valores competitivos nos projetos de geração de energia. “Seremos pioneiros no Tocantins no que diz respeito à mobilidade urbana e movimentação de carga através de veículos elétricos. Além disso, fornecemos soluções para redução de custo e aumento da segurança energética com baterias estacionárias”, anuncia o instituto.
PSDB de Porto sob nova direção
O vereador de Porto Nacional Joaquim do Luzimangues (à dir.) é o novo presidente do PSDB do município. Ele foi eleito nessa segunda-feira, 1º. O vice-presidente é o também vereador Adael Oliveira Guimarães. A primeira secretária é Deuzelina Tavares Chagas e o segundo secretário, Hildebrando Raphael Siqueira Mendonça. O primeiro tesoureiro é Sebastião Galvão Araújo e o segundo, José David Pereira. Deixou o comando o empresário Flávio Macedo, que presidia os tucanos portuenses desde 2006.
Convite para Otoniel retornar
Quem esteve na convenção do PSDB portuense foi o ex-prefeito da cidade Otoniel Andrade, que deixou o ninho tucano e voo para o PR. Contudo, o ex-presidente Flávio Macedo já o convidou para retornar. Otoniel ficou de pensar.
Sobre a conclusão da BR-242
O prefeito de Taguatinga, Altamirando Zequinha Gonçalves, o Miranda Taguatinga (PV), esteve com o superintendente do Tocantins do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Eduardo Suassuna Nóbrega, para solicitar, segundo ele, “mais uma vez”, o andamento dos serviços de conclusão da BR-242. “A conclusão do trecho que falta vai possibilitar que Taguatinga seja o portal de tráfego de veículos, garantindo investimentos futuros que possibilitem geração de empregos para nosso povo”, defendeu Miranda.
Novo almoxarifado
O prefeito de Paraíso, Moisés Avelino (MDB), inaugurou (foto) na tarde dessa segunda-feira, 1º, o novo Almoxarifado Central do município, que recebeu o nome de Luiz da Silva Fonseca, em homenagem ao pioneiro e líder político falecido em maio de 2017, aos 93 anos. O novo Almoxarifado foi construído com recursos da própria prefeitura e abrigará diferentes materiais utilizados por todas as secretarias.
Guerra à dengue
O senador Irajá Abreu (PSD) declarou guerra à dengue no Tocantins, que lidera o ranking brasileiro de casos da doença. Depois de ir à tribuna do Senado abordar o tema, ele afirmou ter solicitado ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ações imediatas do ministério para ajudar no controle da epidemia. Para Irajá, a prioridade neste momento é prestar assistência aos pacientes infectados e evitar novas mortes. “Temos também que combater a proliferação do mosquito transmissor, não deixando água acumulada em casas e terrenos baldios. A dengue é uma doença grave que requer ação de todos nós”, recomendou o senador.
30 anos da OAB-TO
A Seccional Tocantins da Ordem dos Advogados do Brasil (OABT) completa 30 anos neste mês com uma série de homenagens marcadas para sexta-feira, 5. A primeira delas é uma sessão solene, a partir das 8 horas, na Assembleia Legislativa, em que 30 personalidades serão homenageadas. À tarde, no plenário da OAB-TO, em Palmas, uma sessão especial do Conselho Seccional com homenagens a dirigentes e ex-dirigentes da entidade. As comemorações se encerram após a cerimônia de entrega de carteiras da OAB-TO a novos advogados, a partir das 18 horas.