A conversa está avançando entre o PP e o governador Mauro Carlesse. Como o atual partido do governador, o PHS, está chegando ao fim, já que não conseguiu atingir a cláusula de desempenho nas eleições do ano passado, Carlesse deve mudar de legenda. Além do PP, o Democratas (DEM) também tem interesse no passe dele.
Pelo PP, o governador já recebeu convite para se filiar do presidente nacional, senador Ciro Nogueira (PI), e do presidente regional, deputado federal Lázaro Botelho. O convite foi feito antes mesmo das eleições de outubro.
Depois, Ciro reforçou o convite ao secretário estadual das Cidades e Infraestrutura e homem forte de Carlesse, Claudinei Quaresmin. Na viagem que fez para a posse do presidente Jair Bolsonaro, no dia 1º, Carlesse voltou a conversar sobre o PP com Lázaro, para tirar dúvidas sobre a inserção do partido no cenário nacional.
Sobre o DEM, o PP tem a vantagem de não ter mais um líder no cenário nacional, já que o deputado Lázaro não foi reeleito. O Democratas conta com dois deputados federais — a presidente regional, professora Dorinha Seabra, e Carlos Gaguim.