Deputados garantem que o governador Mauro Carlesse (PHS) teria se comprometido no almoço do dia 7 a pagar em dia as emendas parlamentares. “Vai ser uma prioridade”, afirmou um dos otimistas.
Segundo parlamentares, há emendas atrasadas desde 2015, e eles queriam receber ainda este ano. Essa garantia, conforme as fontes da AL, o governador não deu, até por conta de ainda existir restrições da legislação eleitoral.
O atraso no pagamento das emendas parlamentares foi o pivô da crise do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) com a AL em seu último mandato. A Casa era presidida por Carlesse, que, portanto, sabe muito bem que este é um tema caro para os colegas de Legislativo.
Como tem dito que pretende construir uma base forte na AL, logo, é possível concluir que realmente o pagamento de emendas de deputados deve ganhar prioridade na gestão.
Para 2019, o deputados aceitaram, depois de muita insistência do Palácio, a destinar 25% das emendas para a saúde, um dos setores mais importantes e com mais problemas do Estado. O governo queria que eles reservassem 50% dos cerca de R$ 3 milhões para a saúde, mas os parlamentares não aceitaram.