O Palácio Araguaia garante que com o pacote de ajuste que o governador Mauro Carlesse (PHS) vai anunciar nesta terça-feira, 1º, o Estado deve se reenquadrar à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) já no primeiro dia da nova gestão.
O Estado está desenquadrado pelo menos desde 2014, quando ultrapassou o teto de 49% fixado para gastos da Receita Corrente Líquida com folha. Em abril, com a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB), Carlesse herdou o Palácio com 58,22% no primeiro quadrimestre de 2018 (janeiro a abril) e afirma já ter reduzido este índice para 55,34% no segundo quadrimestre do ano (maio a agosto).
Entre as medidas que devem ser anunciadas nesta terça estão a dispensa de cargos comissionados e fusão e extinção de pastas, como a redução drástica da estrutura do Escritório de Representação do Estado em Brasília, que atualmente conta com 50 servidores.
O anúncio da reforma administrativa do Estado ocorrerá em coletiva de imprensa nesta terça-feira, às 9h30, no Palácio Araguaia, logo após a solenidade de posse na Assembleia Legislativa, marcada para às 8 horas.