Importantes líderes do Partido da República (PR) querem a deputada estadual Luana Ribeiro (PDT) de volta à legenda. Ela trocou de partido em fevereiro de 2016, mas republicanos históricos defendem que o PR é a verdadeira casa dela.
É que o pai da deputada, o senador João Ribeiro, é um dos fundadores do PR no País. Ele ingressou ainda no antigo PL, deixando o PFL quando do rompimento da União do Tocantins.
Na época, a senadora Kátia Abreu (sem partido) conseguiu uma intervenção nacional no PFL, retirando João do comando regional.
O senador, então, ingressou no PL e participou da fusão com o Prona, movimento que originou o atual PR. João foi um dos principais líderes nacionais do partido, tendo sido membro do conselho da Presidência da República pela sigla no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Com a morte de João em dezembro de 2013, foi aberta uma disputa interna pelo comando entre Luana e o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas. O araguainense ficou com a presidência, depois transferida para o senador Vicentinho Alves, e Luana deixou o partido.
No entanto, os líderes ouvidos pelo blog dizem que tudo isso é passado e defendem que a boa filha à “casa” torne.