Marcelo Miranda deve mesmo comandar MDB
Tudo caminha para que o ex-governador Marcelo Miranda seja mesmo o próximo presidente regional do MDB, a partir de maio. Quando Marcelo colocou o nome na disputa, os demais pré-candidatos recuaram, como o ex-deputado federal Freire Júnior e o deputado estadual Jair Farias. Há quem fale que a reeleição de Derval de Paiva seria uma possibilidade, mas, pelo pique do ex-governador, é pouco provável que ele não fique com o comando do partido.
No TO, 96% se aposenta por idade
O deputado federal Kim Kataguiri (DEM) colocou gráficos no Twitter, na sexta-feira, 29, sobre a situação da Previdência no Brasil. Segundo ele, em Estados mais pobres como Rondônia e Tocantins, 96% da população se aposenta pela idade mínima (65 anos). Já em Estados mais ricos, como São Paulo, apenas 53% da população se aposenta por idade mínima e o restante coloca o pijama antes, por tempo de contribuição.
Kátia e o exótico ministro
A senadora Kátia Abreu (PDT) perdeu a paciência com o exótico ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e a insistência dele em perder o precioso tempo para defender a esdrúxula tese de que o Nazismo “é de esquerda”. “O senhor deveria respeitar o povo brasileiro. Não somos obrigados a ouvir suas sandices. Você afronta nossa inteligência”, disparou a senadora tocantinense em seu Twitter.
Maluquice
Kátia ainda arrematou: “Faça-me o favor. Estamos tentando ajudar o Brasil independente de partido ou interesses pessoais, mas tem ministro que não ajuda em nada. Affffff. Tá duro aguentar tanta maluquice. Muita gente sofrendo no país”.
Parque Aquícola abandonado
Por falar em Kátia, a senadora visitou no sábado, 30, o Parque Aquícola de Palmas e não gostou do que viu. “São quatro anos de dificuldades e abandono. De 180 inscritos, apenas 16 estão produzindo hoje”, lamentou a parlamentar. Ela garantiu que vai destinar recursos de suas emendas para o empreendimento adquirir um abatedouro, tanque de inox e fábrica de ração.
Propaganda biodegradável
O deputado federal Vicentinho Júnior (PR) apresentou projeto de lei à Câmara que exige papel biodegradável em propaganda distribuída na rua. Segundo ele, o objetivo é estimular a indústria de reciclagem de papel, incentivar a educação ambiental e minimizar os danos na rede de drenagem pluvial.
Assassinato de Simas choca amigos
Muito triste o assassinato do jovem advogado tocantinense Ronaldo da Silva Simas, na quinta-feira, 28, em Santana do Araguaia, sudeste do Pará. Morador de Palmas mas de família tradicional de Araguacema, ele foi morto a tiros aos 38 anos e o corpo encontrado boiando em um rio daquela região. O advogado estava na companhia do comerciante Cleomar Valadares Santana, que também foi baleado, mas sobreviveu ao ataque. Um adolescente de 15 anos foi apreendido suspeito de envolvimento no crime.
OAB-TO acompanha
As circunstâncias estão sendo apuradas, mas, segundo uma linha de investigação, o advogado teria sido atraído ao Pará por uma ex-namorada, que seria a mandante do crime. A Seccional Tocantins da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO) lamentou a morte do advogado e disse que vai acompanhar as investigações. Simas era primo da prefeita de Araguacema, Isabella Simas (MDB).
Desconstruindo o 1º de abril
A melhor peça do tradicional 1º de abril, o Dia da Mentira, foi pregada por Ricardo Ribeirinha. Ele aproveitou fotos de uma viagem que fez ano passado para Israel e postou nas redes sociais que estava na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, que segue até quarta-feira, 3, por lá. Numa das postagens mais hilárias, ele aparece ao lado de um “camelo oficial” deixado por Bolsonaro para ele “percorrer a cidade velha de Israel”, e conclui sobre o passeio: “Top e econômico!” Noutra, aponta para um lugar qualquer e afirma: “Vocês terão agora escritório de representação comercial aqui no estado de Israel. “@jairmessiasbolsonaro, meu presidente, pensando em tudo e todos. Fica ali, olha! Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!” Choveu de elogios e até de pedidos de entrevista ao novo “membro” do governo Bolsonaro.
https://twitter.com/ricribeirinha/status/1112671896695422976
https://twitter.com/ricribeirinha/status/1112728052440678400
Violência assusta
O deputado federal Célio Moura (PT) se diz assustado com a violência em Araguaína. Antes de sua posse, teve o escritório arrombado duas vezes na cidade. Agora, por volta da 3 horas desse domingo 31, dois assaltantes tomaram, a mão armada, o carro do filho do parlamentar, Igor Moura. O veículo foi encontrado no final da manhã desta segunda-feira, 1º, e um dos marginais está preso.
Concurso público em Porto
A Prefeitura de Porto Nacional vai lançar nesta terça-feira, 2, o edital do concurso público, às 10 horas, na sala de reuniões do gabinete do prefeito Joaquim Maia (PV). A Comissão Permanente de Seleção (Copese), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), será empresa responsável pelo certame.