O príncipe da Moldávia, Dimitrie Sturdza, que visitou o Estado na semana passada, disse aos anfitriões – o governador em exercício Wanderlei Barbosa (PHS) e o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra – que conhece o mundo o todo, mas poucas vezes viu um local com a consciência de preservação ambiental como o Tocantins.
Embaixador do Tocantins
A mescla equilibrada de lago, serra e produção agrícola encantou o príncipe, que chegou na terça-feira, 9, à Ilha do Bananal e foi embora no sábado, 13. Dimitrie garantiu que será o embaixador do Tocantins mundo afora.
Figurões no Tocantins
Tom Lyra discutiu uma agenda de viagem para a Moldávia. O príncipe é amigo do mega empresário brasileiro Paulo Lemann, e dos presidentes de Mercedes, Volkswagen e Peugeot – esta última tem sua maior unidade de produção da Europa no país de Dimitrie. Ele quer trazer todos esses figurões para conhecer o Tocantins, e quem sabe fazer uns investimentos por aqui.
Muito produtiva
O presidente da Adetuc, Tom Lyra, avaliou como muito produtiva a visita do príncipe, sobretudo em se tratando de networking.
Vinho de Jamelão
Em relação à Moldávia, o que surgiu foi a possibilidade de um intercâmbio dos produtores do vinho tocantinense de Jamelão, produzido sem adição de açúcar, na região das Serras Gerais, com os produtores daquele país, que conta com cerca de 142 vinhedos. Os moldavos estão entre os dez melhores produtores de vinho do mundo.
Degustação
Príncipe Dimitry degustou o vinho de Jamelão e ficou muito impressionado com o sabor, aroma e textura. Os vinhedos das Serras Gerais produzem apenas uma variedade com a fruta.
Festival de vinho de Jamelão
Tom Lyra disse que o governador em exercício Wanderlei Barbosa pretende incentivar um festival de vinho de Jamelão, que pode acontecer no primeiro final de semana de outubro, atraindo turistas e representantes das principais vinícolas do país, com música e danças típicas da região. A maior e mais visitada vinícola das Serrais Gerais é a da Fazenda Teófilo, na rodovia TO-476, que liga Dianopólis a Rio da Conceição.