PSB e PSDB fecharam aliança na noite dessa quarta-feira, 18. Com isso, o ex-prefeito de Palmas e pré-candidato a governador Carlos Amastha (PSB) terá, como queria, o empresário de Gurupi Oswaldo Stival Júnior (PSDB) como vice e Ataídes Oliveira (PSDB) ocupará uma das vagas de Senado para sua candidatura à reeleição.
A outra vaga de senador está em fase bem adiantada de negociação com o senador Vicentinho Alves (PR), também pré-candidato à reeleição. PR já está com convenção marcada para o dia 5 de agosto no mesmo local e data da do PSB, no Espaço Cultural, em Palmas.
O fechamento dos tucanos com Amastha sinaliza que as negociações de Ataídes com o governador Mauro Carlesse (PHS) não avançaram. Essa aliança do senador com o Palácio Araguaia era o desejo de grande parte dos prefeitos do PSDB e também dos deputados estaduais da legenda, Olyntho Neto e Luana Ribeiro, que já vinham apoiando Carlesse desde o primeiro turno da eleição suplementar.
Na sexta-feira, 13, os prefeitos tucanos pró-governo chegaram a pedir a Ataídes que aguardasse a definição até terça-feira, 10, para que eles tentassem abrir a vaga para o senador na chapa de Carlesse. Contudo, o espaço lá já está praticamente definido com o ex-governador Siqueira Campos (DEM) e o deputado federal César Halum (PRB). Outro que tem apoio e tenta também ocupar uma vaga de senador na chapa palaciana é o ex-deputado federal Eduardo Gomes (SD).
A composição de Amastha com os tucanos foi anunciada horas depois de a executiva regional do PSB se reunir na manhã desta quarta-feira, 18, e afirmar que está aberto a novas alianças. “Queremos e iremos adicionar ao grupo novos companheiros, com ideais e projetos voltados à recuperação e praticamente reconstrução do Tocantins, o que é uma necessidade urgente e imprescindível para os tocantinenses”, disse Carlos Amastha em material do PSB distribuído à imprensa.