O ex-prefeito de Axixá Auri-Wulange Ribeiro Jorge recebeu na segunda-feira, 4, lideranças de todo o Bico do Papagaio — Esperantina, Buriti, São Sebastião, Carrasco Bonito, Sampaio, Praia Norte, Augustinópolis, São Miguel, Itaguatins e Maurilândia — para discutir o segundo turno da campanha do governador interino Mauro Carlesse (PHS), da coligação “Governo de Atitude”.
Na reunião, aliados dos candidatos derrotados Carlos Amastha (PSB) e Kátia Abreu (PDT) declararam apoio a Carlesse.
O anfitrião, Auri-Wulange, garantiu que o grupo que está se formando irá dar a Carlesse “a maior votação por região do Estado”. “O Bico será protagonista no segundo turno e irá dar uma vitoria esmagadora a Carlesse para que sejamos reconhecidos como uma região que precisa urgentemente de políticas públicas de geração de emprego e renda, investimento significativo na Unitins e na agricultura familiar”, afirmou o ex-prefeito de Axixá.
O primeiro turno foi vencido na região pela senadora Kátia Abreu.
Participaram das discussões 5 ex-prefeitos, 29 vereadores e vários líderes da região. O destaque ficou por conta das adesões do grupos liderados pelos ex-prefeitos Edvaldo, de São Sebastião, e Regis Mello, de Itaguatins. “Foi ressaltado por todos os presentes que Mauro Carlesse deve permanecer em razão a estabilidade política e administrativa do Estado”, contou Auri-Wulange.
Rompimento com Amastha
Na reunião, o ex-prefeito de Axixá voltou a ter o nome cogitado para disputar uma vaga de deputado federal em outubro. Pessoalmente, a vitória de Carlesse no município deve ter tido um gosto especial para Auri-Wulange.
É que ele estava aliado a Amastha, até que rompeu com o ex-prefeito da Capital no início do ano, após ter sido tirado da disputa pela Câmara Federal para beneficiar a pré-candidatura de Adir Gentil (Pode). Depois disso, Auri-Wulange declarou apoio a Carlesse, que foi majoritário em Axixá com 2.539 votos, ou 47,07% dos votos válidos, 20 pontos à frente da segunda colocada, Kátia Abreu, que teve 1.489 votos, 27,6% dos votos válidos. Amastha conseguiu apenas 307 votos, 5,7% dos votos válidos.