O vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS) esteve em Porto Nacional na tarde desta quinta-feira, 28, e liberou as balsas para passagem gratuita, por tempo indeterminado, para veículos de passeio, caminhonetes, motos, pedestres e ciclistas. “Esse é um compromisso do governo do Estado”, afirmou Wanderlei num vídeo feito pela turismóloga e empresária Ângela Maria Oliveira, uma das líderes do movimento que impediu o funcionamento das balsas nessa quarta, 27, e nesta quinta.
“Não é culpa nossa. Nós temos laudos que dizem que a estrutura da ponte está perigosa, e nós não queremos colocar em risco a vida da comunidade”, explicou Wanderlei no vídeo. O vice-governador se reuniu com líderes dos protestos na Câmara de Porto Nacional.
— Confira tudo o que o CT publicou sobre a Ponte de Porto Nacional
Após a pressão da comunidade, o governo do Tocantins anunciou nesta quinta a liberação, de forma gratuita, da travessia pelas balsas instaladas próximo à Ponte de Porto Nacional, interditada desde o dia 6 de fevereiro, por causa dos problemas estruturais.
Conforme nota da Secretaria Estadual da Comunicação (Secom), uma das balsas já foi vistoriada e liberada pela Marinha do Brasil e aguarda os trâmites da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), o que depende de alguns ajustes jurídicos que já estão sendo agilizados.
A segunda balsa, continua a Secom, ainda depende da vistoria e da liberação da Marinha, o que pode ocorrer a qualquer momento. O governo ressalta que continua autorizado o trânsito, pela ponte, de pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência.
O governo não deu uma previsão de quanto vai custar para o Estado a gratuidade das bolsas, serviço oferecido pela empresa Pipes, e de onde sairão os recursos.
Assista o vídeo feito pela turismóloga e empresária Ângela Maria Oliveira: