Dialogar e encontrar soluções que possam viabilizar apoio e suporte para melhorias e conservação do Palacinho, museu do Tocantins, é o que move um grupo de pessoas que realiza a primeira reunião do “Amigos do Palacinho”, nesta terça-feira, 2, às 18h30, no Memorial Coluna Prestes.
O grupo, ainda em formação, pretende reunir entusiastas no tema e busca nesse primeiro encontro, discutir ações com foco na melhoria do Palacinho. A iniciativa é coordenada do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) José Wager Praxedes, que justifica o interesse na ação em prol do museu. “Experiências em diversas localidades do mundo demonstram que é preciso inserir o museu na rotina da comunidade”, defende.
Praxedes explica que a iniciativa é atuar em parceria com a gestão estadual, responsável pela administração do museu tocantinense. “Convidamos para essa reunião pessoas que possam abraçar a causa e somar conosco nesse projeto”.
Outro integrante do grupo, o arquiteto José Eduardo Rodrigues, destaca que o encontro é aberto para toda a sociedade. “Quanto mais envolvimento da comunidade mais força teremos para atuar na causa da preservação da nossa história”, afirmou.
O Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido como Palacinho, foi a primeira sede do Poder Executivo do Tocantins, tendo sido o primeiro edifício construído em Palmas. Feito em madeira de jatobá, o prédio encontra-se num setor alto da cidade, permitindo ao visitante contemplar parte da Capital. O museu apresenta uma importante coleção de objetos característicos do Estado: elementos artísticos e arqueológicos, étnicos, tradicionais e naturais. (Com informações da assessoria)