O nome da morte
O jornalista Klester Cavalcanti escreveu um livro-reportagem impressionante – O nome da morte. A obra conta a história real de Júlio Santana, o Julião, um matador de aluguel natural de Porto Franco (MA) que assassinou 492 pessoas. Mas o livro vale a pena realmente pela escrita impecável do autor, que não deixa passar nem um detalhe – a biografia do pistoleiro (que rezava após cada execução), a narração dos assassinatos, os nomes dos mandantes e das vítimas –, o que lhe rendeu o Prêmio Jabuti de 2006.
No cinema
No ano passado O nome da morte chegou às telas de cinema de todo o país. Com locações em Palmas, Porto Nacional e Ponte Alta do Tocantins, o longa foi escrito e dirigido por Henrique Goldman (de Jean Charles). O elenco conta com nomes consagrados, como Marco Pagossi (protagonista), Fabiula Nascimento, Matheus Nachtergaele e André Matos. O filme está disponível no YouTube.
Elas leem mais
As mulheres estão lendo mais que os homens. Foi o que apontou uma pesquisa realizada pela empresa Picodi.com, que se dedica à análise do mercado e-commerce e do comportamento dos consumidores ao redor do mundo. De acordo com o levantamento, 77% das mulheres entrevistadas compraram pelo menos um livro em 2018, enquanto o percentual de homens não passa dos 71%. A pesquisa apresenta ainda respostas às seguintes perguntas: Com que frequência os brasileiros comprar livros? Onde compram livros? Os livros no Brasil são caros ou baratos? Quais são os gêneros mais lidos pelos brasileiros? O levantamento completo está disponível no seguinte endereço: https://www.picodi.com/br/mao-de-vaca/comprando-livros-no-brasil-e-pelo-mundo.
Lançamento
O jornalista Antônio Oliveira fará o lançamento de seu livro do livro O homem Abílio Wolney na sexta-feira, 3, no auditório do Memorial Coluna Prestes, em Palmas, a partir das 20 horas. Segundo o autor, filhos e netos do lendário coronel Abílio Wolney deverão comparecer ao evento. Esta coluna já trouxe detalhes do livro.
Mais de 2 mil livros
A Universia Brasil oferece downloads gratuitos de mais de 2 mil livros, sobre os mais variados assuntos: literatura brasileira, livros para o vestibular, obras acadêmicas, biografias, crônicas, cordel, artigos e revistas de arte. As obras estão disponíveis no link seguinte http://noticias.universia.com.br/cultura/noticia/2017/04/05/1151023/2-000-mil-livros-gratis-baixar.html.
O que você está lendo?
Wanja Nóbrega – Jornalista. “Acabei de concluir a leitura de Ninfeias Negras [Michel Bussi], um romance policial muito bom e com um desenrolar absolutamente surpreendente e que emociona. Apesar de escrita por um homem, a história transmite com graça e fluidez a sensibilidade das três mulheres que a protagonizam. Um presente à parte para o leitor é o pano de fundo, que apresenta a obra e o contexto da produção artística de Claude Monet, aclamado como pai do Impressionismo e famoso por passar 30 anos pintando ninfeias. A história se passa em Giverny e só é possível ser contatada por causa da paisagem intocada do lugar, imortalizada nos quadros do pintor, com seus jardins. É daqueles livros que entretém, mas ao final da leitura você sente que sabe um pouco mais do que sabia antes”.
Direito Penal
A Livraria do Senado está disponibilizando as obras Coletânea básica penal, Código Penal e Código de Processo Penal. Todas estão com nova edição, atualizadas até janeiro de 2019. Em sua 9ª edição, a Coletânea reúne, entre outras normas, o Código Penal, a Lei das Contravenções Penais, o Código de Processo Penal, a Lei de Execução Penal, a Lei de Crimes Hediondos e a Lei dos Juizados Cíveis e Criminais. Além disso, a edição contém os dispositivos constitucionais relacionados às normas do Direito Penal e um minucioso índice temático do Código Penal. Este e outros títulos estão disponíveis para download gratuito e para compra, a preço de custo, no site da Livraria do Senado: http://livraria.senado.leg.br/.
Clássicos a partir de R$ 0,49
A Amazon está com uma lista de aproximadamente 10 mil títulos (e-book) por menos de R$ 5. A lista inclui, por exemplo, obras de Kafka, Tolstoi, Dostoievski, Chales Dickens, Shakespeare, Oscar Wilde, Flaubert, Dumas, Mark Twain.
Mais vendidos
Ficção – Se Não Houver Amanhã – Jennifer L. Armentrout
A julgar pelos comentários nas redes sociais, o livro está sendo “devorado” sobretudo por adolescentes. Se Não Houver Amanhã é um livro que discute as consequências das nossas escolhas. A temática é abordada por meio da história da jovem Lena Wise. Popular, ela está em busca da faculdade ideal, mas enquanto isso não acontece a ideia é aproveitar da melhor maneira possível todos os dias do seu último ano na escola. Porém, uma decisão muda tudo, e Lena vê sua vida praticamente perfeita se transformar no seu pior pesadelo.
Não-ficção – Nunca foi sorte – Adriana Sant`Anna
A partir de sua história de vida, a ex-BBB Adriana Sant’Anna traz ferramentas que ela mesma testou em sua rotina e fizeram com que deixasse para trás uma vida de derrotas e amargura para conquistar sucesso em todos os níveis. O livro é um convite para o leitor a embarcar em uma nova jornada: a de reconstrução de sua vida.
RUBENS GONÇALVES
É jornalista no Tocantins
rubensgoncalvessilva@gmail.com