As divergências internas da formação das comissões permanentes da Assembleia Legislativa ainda repercutem. Aliados dos deputados estaduais Nilton Franco (Republicanos) e Janad Valcari (PL) criticam a postura do presidente da Casa, Amélio Cayres (Republicanos), no processo. Lembram que Janad foi a principal líder a declarar apoio a ele na primeira e na segunda eleição da mesa, enquanto Nilton foi o primeiro veterano a se aliar ao presidente em sua primeira condução ao cargo.
PAGAMENTO FOI A TRAIÇÃO
Além disso, citam que Nilton ficou sendo o único aliado de Amélio por semanas, já que a resistência do Palácio e de outros veteranos era grande ao nome do atual presidente da Aleto. “O pagamento agora foi a traição por parte de Amélio, já que as comissões foram pautadas pelo grupo de 9 [deputados] que se levantaram contra a eleição do Amélio na última eleição da mesa”, lamentou um desses aliados.
SEM REELEIÇÃO
Numa manobra operada durante a semana, Nilton não foi reeleito presidente da Constituição, Justiça e Redação (CCJ) — sequer indicado como membro pelo líder do bloco, Jorge Frederico (Republicanos). Janad não conseguiu reeleger seu aliado Moisemar Marinho (PSB) presidente da Comissão de Defesa do Consumidor.
O VÍDEO PESOU
À boca pequena, o que se diz nos bastidores da Aleto é que pesou o vídeo em que Janad diz orar para a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) ser a próxima governadora.
Assista: