Depois das críticas que recebeu da professora de história Bruna Cardoso, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informou que o projeto de formação continuada do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) para líderes não será mais realizado na pousada Águas do Jalapão, em Ponte Alta. Segundo a pasta, o evento previsto para ocorrer desta segunda, 23, a quarta-feira, 25, foi transferido para Palmas “por questões logísticas”. A Seduc explicou que a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), organizadora da formação, irá readequar o formato do projeto.
COMPROMISSO COM A QUALIDADE
De acordo com a secretaria, a formação de gestores da educação estadual faz parte da ação Profe Líderes, prevista no calendário de capacitações da Seduc. Neste ano, diz o órgão, “o programa já contemplou formação para secretários municipais de educação e seguirá com eventos presenciais para as superintendências regionais de Educação e professores em suas respectivas regionais”. “A Seduc reitera seu compromisso com a melhoria da qualidade da educação, o que passa, essencialmente, pela qualificação de seu quadro diretivo, incluindo superintendentes, diretores e gerentes”, afirma a nota.
MAGISTÉRIO AINDA ESPERA
A professora Bruna Cardoso gravou outro vídeo neste sábado, 22, para atualizar seu público do Instagram sobre a nota da Seduc. Após a leitura do documento, contudo, ela voltou a dizer que o magistério da rede pública estadual segue aguardando “formação continuada de qualidade para todos os profissionais da educação básica pública do estado” e “também que todas essas formações continuadas, todos esses cursos que os professores e as professoras fazem, que sejam incluídos na carreira e que sejam remunerados”. “Esperamos também que os profissionais da educação tenham tempo disponível tempo de qualidade para a realização dessas formações continuadas e, por fim, esperamos a garantia e o reconhecimento da formação continuada na carreira do professor do novo PCCR [Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração]”, disse Bruna.
Segue a nota da Seduc e, em seguida, o novo vídeo da professora Bruna Cardoso:
“A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que, por questões logísticas, o evento PROFE Líderes – Gestão, foi transferido para Palmas e o formato do treinamento adaptado, não sendo mais realizado de forma imersiva. A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), organizadora da formação, irá readequar o formato do evento.
A formação de gestores da educação estadual faz parte da ação PROFE Líderes, prevista no calendário de capacitações da Seduc. Neste ano, o programa já contemplou formação para secretários municipais de educação e seguirá com eventos presenciais para as Superintendências Regionais de Educação e professores em suas respectivas regionais.
A Seduc reitera seu compromisso com a melhoria da qualidade da educação, o que passa, essencialmente, pela qualificação de seu quadro diretivo, incluindo superintendentes, diretores e gerentes.”