Além do presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos), na sexta-feira, 27, em Augustinópolis, o prefeito de Axixá, Auri-Wulange Ribeiro Jorge (UB), também realizou um almoço de confraternização nesse domingo, 29, com a participação do senador Eduardo Gomes (PL), do deputado estadual Jair Farias (UB), prefeitos da região, vereadores, ex-prefeitos e líderes em geral.
EXTREMAMENTE QUALIFICADA
Auri-Wulange lançou n o almoço a pré-candidatura da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) a governadora do Tocantins para as eleições de 2026, com aplausos de todos os presentes. “É um nome extremamente qualificado, que vive seu melhor momento político, uma grande coordenadora da bancada, excepcional secretária da Educação e, graças a ela, o Fundeb não foi desidratado neste mês pelo Congresso”, pontuou o prefeito de Axixá à coluna.
JAIR E GOMES
Ele ainda lançou a pré-candidatura de Jair Farias a deputado federal e de Gomes à reeleição no Senado.
ELOGIO DO COLEGA DE SENADO
O senador Eduardo Gomes também elogiou a colega de Parlamento. Ele defendeu que Dorinha tem se destacado na política regional e nacional, lembrou de seu desempenho em defesa do Fundeb e à frente da Secretaria Estadual da Educação, antes de chegar ao Congresso, primeiro, como deputada federal e depois eleita senadora.
MAIOR VENCEDORA DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Nas eleições municipais de outubro, Dorinha foi a maior vencedora entre os líderes estaduais. Apesar do Republicanos, do governador Wanderlei Barbosa, ter feito número mais prefeitos (56 contra 37), o União Brasil da senadora terá sob seus governos locais muito mais tocantinenses: um terço da população do Estado, mais de 584 mil pessoas. Os prefeitos reeleitos das principais cidades do Estado são de seu partido: Wagner Rodrigues (Araguaína), Josi Nunes (Gurupi), Josemar Kasarin (Colinas) e Fátima Coelho (Guaraí). Além deles, há a expectativa de que o prefeito de Paraíso, Celso Morais, possa trocar o MDB pelo União Brasil.