A IMAGENS DO DIA
As imagens do dia foram capturadas na chegada do ministro do Transporte, Renan Filho, em Gurupi, para a agenda que teria em Alvorada. Ele posou para esta foto e outras foram feitas de conversas dos líderes. A destaque delas é a presença do vice-governador Laurez Moreira (PDT) e do senador Irajá (PSD). Renan veio ao Estado para inaugurar o novo terminal rodoferroviário na rodovia BR-153, na altura do quilômetro 745, voltado para o armazenamento e o transbordo de grãos, como soja e milho. Do ponto de vista político, o que chamou a atenção foi a boa relação de Laurez e Irajá, inimigo do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
TUDO NA MAIS PERFEITA ORDEM
No evento em Alvorada, havia uma preocupação geral com troca de farpas e coisas do tipo no palanque, entre governador e senador, mas nada disso ocorreu. Em seu discurso, Irajá cumprimentou todas as autoridades na pessoa do ministro. Já Wanderlei cumprimentou o senador nominalmente, mas não o citou na hora de agradecer aos parlamentares pelos recursos investidos no Estado. Motivo: o senador nunca destinou nenhum centavo para ajudar o governo.
CONVERSARAM NORMALMENTE
Sobre a relação vice e governador, os dois conversaram normalmente, e até de forma descontraída.
ELOGIOS À GESTÃO
O candidato a prefeito de Gurupi pelo PSD, Eduardo Fortes, desistiu de ir ao debate da TV Norte/SBT realizado nesta terça-feira, 10, e justificou atirando. Num comunicado à emissora, Fortes afirma que, em meio ao processo eleitoral, constatou que o apresentador do principal jornal, “por diversas vezes, fez elogios públicos à atual gestão, demonstrando clara parcialidade em sua conduta”.
PESQUISA IRREGULAR
Além disso, alegou, “ainda, por essa mesma emissora ter divulgado pesquisa comprovadamente irregular pela Justiça Eleitoral, que beneficiava a atual gestora, na tentativa de iludir e desvirtuar o processo eleitoral na cidade”.
CRÍTICA AO FORMATO
O candidato do PSD criticou também o formato proposto para o debate, que, segundo avalia, “praticamente inviabiliza a exposição de idéias pelos participantes”. “É um modelo comprovadamente ineficiente para apresentação de propostas”, defendeu.
ATACADO DE FORMA CRUEL
Fortes, por fim, afirmou que tem sido “atacado das formas mais cruéis”. “Ataques estes feitos pela campanha da candidata adversária, atingindo de maneira criminosa a minha honra e a honra de minha família. Mesmo diante disso, permaneço firme ao meu propósito e no que Deus o povo de Gurupi esperam de mim”, disse, numa referência à campanha da prefeita Josi Nunes (UB).
Assista:
CORAJOSO, MAS…
Já no debate, Josi foi dura com a ausência de seu adversário e disparou: “O deputado é corajoso para subir nos palanques gritar e me agredir, é corajoso para distribuir panfletos anônimos pela cidade, mas não teve coragem de estar aqui”.
DO LADO DA VERDADE
O prefeito Antônio Carlos Martins Reis, o Carlinhos da Nacional (UB), gravou vídeo após a Justiça suspender o processo de impeachment da Câmara contra ele e afirmou que sua gestão “sempre foi pautada no compromisso com a população e com a responsabilidade no comprimento da lei”. “Eu tenho procurado todos os dias Seguir com os meus princípios cristão principalmente com a minha fé em Deus e sempre observando os princípios legais que rege administração pública”, disse. Para Carlinhos, o Tribunal de Justiça “mais uma vez […] entendeu que estou sim do lado da verdade”. “Garanto ao povo miranortense que estarei trabalhando firme até o dia 31 de dezembro em prol de uma gestão limpa e transparente”, avisou.
Assista:
MERA COINCIDÊNCIA
Claro, coincidências ocorrem. No mesmo dia que divulgou vídeo em que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) tirou o apoio da candidata da oposição, Míriam Ribeiro (Progressistas), para pedir voto para seu candidato, Flávio Cristo Rei (UB), o prefeito de Talismã, Diogo, Borges (sem partido) declarou que está no palanque da candidata do Palácio em Palmas, a deputada estadual Janad Valcari (PL).
JAIR ENTRA NA CAMPANHA DE EDUARDO
O deputado estadual Jair Farias (UB) entra de vez na campanha de prefeito de Eduardo Siqueira Campos (Podemos) nesta terça-feira, 10, numa reunião às 19 horas, na 405 Norte, do candidato a vereador Fredim do Povo (Podemos). O UB de Jair está com Janad, mas a relação do parlamentar com Eduardo Siqueira é antiga e muito próxima. Assim, o candidato do Podemos garante em sua campanha um deputado estadual de mandato — Jair — e um vereador da Capital, Júnior Brasão (PSB).
TEM QUE RECONTRATAR
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), determinou a recontratação de três diretores de escolas municipais exonerados em abril. Ela não gostou do ato, gente do entorno conta que Cinthia sentiu um cheiro estranho, algo que meio eleitoreiro e mandou quem fez a bobagem que desfizesse. Assim, voltaram a direções de escolas municipais Rosa Maria da Costa, Ligia Carlos Rolim Póvoa e Cândida Cecília Massugossa Arruda. A portaria foi publicada na sexta-feira, 6.
50% DE REMANEJAMENTO
O prefeito de Formoso de Araguaia, Israel Kawê (PSB), protocolou na Câmara no final de junho projeto de lei em que pede que sua margem de remanejamento do orçamento passe dos 15% aprovados pelos vereadores para 2024 para 50%. A matéria deve entrar em discussão no Legislativo local neste mês. Vereador de oposição, Gabriel Bezerra (MDB) questiona e diz que quer saber como o prefeito pretende gastar os $ 44 milhões de crédito suplementar. “Muito preocupa a mim os interesses obscuros, principalmente em período eleitoral”, disse o parlamentar num vídeo sobre o tema. Em seguida, ele propõe que Israel Kawê compareça à sessão de votação — que deve ocorrer dia 23 — para explicar para onde será destinado esse valor. Na Câmara, seis vereadores são de oposição e cinco de situação.
BILHETE DO CT
Amigo Edivaldo Rodrigues,
Gostaria de cumprimentá-lo pelo seu maravilhoso livro de crônicas “Folclore político do Tocantins”. Estou me deliciando com as histórias dos maiores personagens do nosso Estado. Além de rir demais, aprender e me emocionar, sua obra me torna ainda mais agradecido ao povo tocantinense, que, numa luta secular, construiu este lugar abençoado onde fui tão bem recebido há quase 23 anos, fiz minha trajetória e criei meus filhos.
Emoção especial tive na noite de domingo, quando, por suas palavras tão vivas, vi o governador Siqueira Campos fazer seu discurso épico para vacas e seus bezerros em meio a um pasto, no elevado onde hoje está o Palácio Araguaia. Foi a primeira, a mais bela e mais importante declaração de amor a Palmas, que, naquele momento, só existia na cabeça visionária de seu criador. É incrível imaginar que, a partir dali, do nada e só há 35 anos, Siqueira construiu esta cidade que hoje abriga mais de 320 mil moradores, moderna e uma das mais lindas do Brasil. O saudoso governador ainda profetizou naquele momento epifânico para os bovinos que a nova capital seria “uma metrópole admirável”. Avançamos a passos largos para isso. Humanos presentes só os então prefeitos de Miracema, Sebastião Borba, e de Porto Nacional, meu amigo querido Vicentinho Alves, além do piloto do helicóptero, Comandante Tiãozeira. Admito que meus olhos lacrimejaram.
Você me levou ao início do século 20, quando, num belíssimo relato, contou a história de dois outros visionários, o médico Francisco Aires da Silva, o Dr. Chiquinho, e Frederico Ferreira Lemos, o coronel Dirico. Ambos inimigos figadais, mas de uma capacidade empreendedora fundamental para os primeiros passos do desenvolvimento da região norte de Goiás — o primeiro nos trouxe o automóvel e o segundo o avião. O ódio que nutriam não impediam atos humanitários, como é próprio dos grandes. Por exemplo, quando Dr. Chiquinho, único médico da região, precisava socorrer seu opositor. Pensei na hora: era como se Brito Miranda advogasse para Siqueira Campos no auge da briga dos dois grupos políticos em meados dos anos 2000 – Brito foi advogado de Siqueira, sim, mas quando eram amigos. O desfecho dessa crônica foi um dos melhores e mais surpreendentes que já li.
E dr. Brito e Totó Cavalcante, que nos deixou há pouquíssimos dias, disputando um defunto? História tão hilária quanto é a dos primeiros vereadores de Palmas tendo que dirigir o indirigível Lada Hatchback Samara, trambolho russo que Siqueira e o primeiro prefeito Fenelon Barbosa empurraram goela abaixo da Câmara.
De novo meu amigo Vicentinho, aguerrido opositor do primeiro governo Siqueira, protestando em Brasília por causa da escolha da Capital, ainda antes da posse da primeira gestão do Estado. Que presente foi deixado por lá, hein?
Tem muito ainda para eu ler, casos saborosos que vêm até o governo Wanderlei Barbosa. Mas é aquele livro pelo qual você se apaixona e se empolga já nas primeiras linhas pelo enredo e pela narrativa que prende o leitor e não o solta mais. Para além do que divertimento e conhecimento, o amigo registra momentos fundamentais de nossa história. Quem ama a política, o Tocantins e Palmas, não pode deixar de lê-lo.
Parabéns! E continuarei minha aventura por seu “Folclore político do Tocantins” pelas próximas noites. Anseio diariamente pela chegada da hora dessa deliciosa leitura.
Saudações democráticas,
CT
P.S.: O livro “Folclore político do Tocantins” está disponível em três locais para aquisição: em Palmas, na Banca Central, na Av. JK, próximo ao Bradesco e de frente para a rotatória das secretarias; e em Porto Nacional, na Banca de Revistas do Hospital Regional e na Banca de Revistas e Jornais da Praça do Centenário.