O RUMO DE WANDERLEI EM GURUPI
Em relação à posição da comissão do Republicanos de Gurupi de adiar a decisão sobre quem apoiar para prefeito, tem uma hipótese crescendo forte em meio a palacianos de que o governador Wanderlei Barbosa, presidente regional do partido, deve mesmo não apoiar a reeleição de Josi Nunes (UB), mas também dizem que não entrará na campanha do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD). E, para quem tem minimizado o tema, essas fontes garantem: o partido de Fortes, presidido no Estado pelo arqui-inimigo palaciano senador Irajá, é um dos grandes empecilhos.
A MAJORITÁRIA PALACIANA ESPECULADA PARA 2026
Outra conversa que ganha força nas rodas palacianas é de que Wanderlei pode não renunciar em abril de 2026 para concorrer ao Senado e ficar até o final de seu mandato de governador. Com isso, uma possibilidade acalentada por seus aliados é que a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) seja seu nome para sucessão no governo do Estado, com três opções para as duas vagas de senador: o atual titular do cargo e que precisará renovar o mandato, Eduardo Gomes (PL); e os deputados federais Carlos Gaguim (UB) e Vicentinho Júnior (Progressistas).
VÍDEO DE EVENTO CATÓLICO INTRIGA EM NAZARÉ
Em Nazaré, os adversários do padre Josimar Campos (Republicanos) ficaram intrigados com o vídeo da chamada do Círio de Nazaré, que será realizado de 19 a 26 de maio, divulgado pela paróquia nas redes sociais. Eles defendem que o correto seria ter o evento em torno do dia 8 de setembro, dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora de Nazaré, mas, insinuam, o município já estará em plena campanha e o padre será o candidato do Palácio, o que impediria ter o festejo naquele período. Mas, mais que a data, os adversários se dizem mais intrigados ainda com o vídeo em si, por conta do destaque à imagem do padre pré-candidato com a santa e do desfecho com patrocínio do governo do Tocantins, aliado eleitoral de Josimar.
Confira as imagens polêmicas do vídeo:
A TRISTEZA E A PERPLEXIDADE DE MANTOAN
O deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) reagiu nas redes sociais aos ataques que ele e a esposa, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), receberam na sessão de quinta-feira, 2, da Câmara, sobretudo do vereador Jucelino Rodrigues, mas também de Clayzer Magono Duarte, o Nego do Palácio, ambos do PL. “Recebi com tristeza e perplexidade a notícia dos agressivos ataques a mim e à minha esposa direcionados, na Câmara Municipal de Palmas”, afirmou Mantoan na nota de repúdio. Na discussão aberta por Nego, que acusou a prefeita de fazer política ao supostamente negar ceder o Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, para o Congresso de Missões das Assembleias de Deus na Capital (Comadec), num aparte, Jucelino disparou: “Ela [Cinthia] é mestre em perseguir famílias, filho de político, filha de político e os companheiros evangélicos. Mesmo assim, mente que é crente e ele, o marido [Mantoan], mente que é pastor”.
AO MAIS BAIXO NÍVEL E POLÍTICOS OPORTUNISTAS
Na nota, Mantoan disse que, como parlamentar, trabalha e luta todos os dias para promover o diálogo e o entendimento. “É estarrecedor ver no cenário político pessoas descendo ao mais baixo nível e usando o lugar de fala que deveria trazer discursos propositivos [para] atacarem a honra e a religião alheias”, lamentou. Ele ainda afirmou que, “como pastor consagrado há quase uma década”, sempre se dedicou a “proteger e promover o ministério a mim confiado, levando a palavra de Deus e buscando incansavelmente vive-la dentro e fora da Igreja”. “O Comadec é um evento tradicional, uma importante ação de evangelização e jamais deveria ser usado para políticos oportunistas, como ocorreu nas falas dos vereadores Jucelino e Nego. Rogo por um tempo em que as discussões políticas sejam tratadas de forma honesta, propositiva e verdadeira. E que nunca estejam acima da palavra de Cristo, mas a serviço dela”, concluiu, assinando como “pastor e deputado estadual”.
JÚNIOR DO JAIME É NOME DO PT NA CIDADE MAIS LULISTA DO TO
O presidente do PT do Tocantins, o ex-deputado estadual José Roberto Forzani, se reuniu com lideranças do partido em diversas cidades da região sudeste do Tocantins há 15 dias. Em Paranã, reduto da maior votação no PT nas últimas eleições presidenciais — no segundo turno, Lula recebeu 79,66% dos votos contra apenas 20,34% para Jair Bolsonaro (PL), após apresentar a chapa completa de vereadores, ficou definido que o ex-vereador Júnior do Jaime — na foto, de chapéu — é o pré-candidato a prefeito do partido. O encontro marcou a adesão do atual vice-prefeito do município, Valdemir Arcanjo, e da ex-secretária de Assistência Social da atual gestão, Sureia Araújo.
ANDREA BUCAR NÃO RECUA
Tudo indica que não haverá consenso que garanta candidatura única pela oposição em Miracema. O ex-prefeito Júnior Evangelista postou vídeo nesse domingo, 5, em que reafirma num evento político a pré-candidatura de sua esposa, Andrea Bucar, pelo Progressista. Ele diz no vídeo que isso já está acordado com o presidente regional a sigla, o deputado federal Vicentinho Júnior. Evangelista ainda descarta qualquer possibilidade de Andrea ser vice de outro pré-candidato. Não há fala da pré-candidata no vídeo, só do marido.
Assista:
IVORY LANÇA PRÉ-CANDIDATURA
Pelo mesmo campo da oposição, o deputado estadual Ivory de Lira fará nesta terça-feira, 7, às 19 horas, o lançamento de sua pré-candidatura a prefeito de Miracema pelo PCdoB. Será na Arena Camarote Paradise. A missão de Ivory é unir as oposições na cidade, já que, além dele e Andrea Bucar, há outros interessados em concorrer, como o atual vice-prefeito Aprígio Ribeiro (Solidariedade) e o ex-procurador do município Thiago Franco (PRD). O ex-prefeito Saulo Milhomem (PDT) retirou seu nome da disputa.
A POESIA DE MARCO ANTÔNIO
O empresário e ex-suplente de senador Marco Antônio Costa lançará na quarta-feira, 8, o livro “Espaço do núcleo – poesia”. Será na Biblioteca Jaime Câmara, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, às 19 horas.
CANDIDATOS OFICIAIS DA ASSEMBLEIA CIADSETA EM PALMAS
O pastor Antônio Xavier, presidente da Assembleia de Deus Ciadseta Centro e Norte, confirmou em vídeo o apoio oficial da igreja à pré-candidatura a vereador do pastor Juarez Rigol e a prefeita da deputada estadual Janad Valcari. Ambos do PL.